Dilma viaja à China para abrir mercado a produtos brasileiros

redacao 06/04/2011
redacao 06/04/2011

A presidenta da República, Dilma Rousseff, vai à China na tentativa de abrir o mercado do país asiático a produtos brasileiros. Será a primeira viagem internacional de Dilma a negócios. Desde o ano passado, a China é o maior parceiro comercial do Brasil e o grande desafio brasileiro é o de diversificar a pauta de exportações para os chineses.

As vendas brasileiras são centradas em commodities, mas o governo disse que já encontrou nichos para o Brasil poder fornecer gêneros com maior valor agregado. "Já houve progressos na área de carnes e, com essa visita, espera-se abertura maior", disse hoje (5) o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena.

Dilma sai do Brasil na sexta-feira (8) e tem chegada prevista em Pequim na segunda-feira (dia 11), pela manhã. Na terça-feira, participará de um seminário com empresários e se encontrará com o presidente chinês Hu Jintao. A presidenta também tem encontro com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Wu Bangguo.

Além da visita de Estado, Dilma participará da reunião da cúpula dos Bric, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China. Além disso, ela visitará um centro tecnológico na cidade de Xian. A presidenta deixará a China no dia 16 com previsão de chegada ao Brasil no dia 17.

 

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.