Diminui interesse dos brasileiros por bens de maior valor

O índice que demonstra a disposição dos consumidores em comprar bens de maior valor recuou 0,9% em março, em comparação com o mês anterior. A informação foi divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), através do Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor). No último mês, o indicador ficou em 111,1 pontos, enquanto em fevereiro marcava 112,2.
Em relação a março de 2010, quando o índice registrado era de 112,7 pontos, a queda foi de 1,4%.

No entanto, os brasileiros demonstram acreditar que a intenção de compra de produtos mais caros deva aumentar. Na avaliação de acordo com a renda dos consumidores, aqueles que recebem mais de dez salários mínimos são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 37% das respostas.

Já na avaliação por idade, 29% dos entrevistados entre 16 e 24 anos disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito. O mesmo percentual foi registrado entre os de 25 e 29 anos. Entre aqueles com idade entre 30 e 39 anos, o índice foi de 27%, seguido por aqueles com idade entre 40 e 49 anos (23%).

O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional, conduzida pelo Ibope com 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade mensal e foi realizada entre os dias 20 e 23 de março.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn