Diretor do BC garante que País continuará crescendo e dando conta do consumo

O diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro (Dinor) do Banco Central, Alexandre Antonio Tombini, passou uma mensagem bastante otimista a centenas de dirigentes e funcionários do Sistema Sebrae, reunidos na última quarta-feira (9), em Brasília, para a discussão do direcionamento estratégico da instituição 2009-2015.

Tombini disse que o País continuará crescendo, uma vez que a produção interna, por meio de um volume mais intenso de investimentos, complementada pelas importações, está sendo capaz de acompanhar o crescimento do consumo, resultado do aumento do emprego e da renda. "É muito difícil travar um processo de crescimento puxado pelo consumo", ressaltou.

Força da moeda brasileira

Ele afirmou ainda que a força do Real está resultando em dois movimentos interessantes: o que viabiliza investimentos internos, por meio de importações, e o que ativa o processo de internacionalização das empresas brasileiras.

E destacou como pontos de conforto o volume de reservas disponíveis (US$ 195 bilhões) e o crescimento da relação crédito/Produto Interno Bruto, que deverá chegar a 40% até o final do ano, fator importante de sustentação do crescimento em cima da demanda interna. Mesmo sem arriscar exatamente quando, afirmou que, em breve, essa relação deve atingir 50%.

Mensagem otimista destoa do momento de crise

De acordo com a Agência Sebrae de Notícias, Tombini discursou em nome do presidente do BC, Henrique Meirelles, no fechamento de um ciclo de palestras que procurou situar o trabalho do Sebrae com as micro e pequenas empresas em relação aos desafios tecnológicos e mercadológicos dos próximos anos.

"O presidente Meirelles me encarregou de repassar-lhes a confiança nos fundamentos da economia brasileira, nesse momento de turbulência mundial. Aproveitamos a maré boa e temos condições de alargar nossos horizontes. No médio e longo prazo, o Brasil vai continuar crescendo e convergindo com os países mais desenvolvidos".

Facebook
Twitter
LinkedIn