Nova plataforma facilita uso de aplicativo nas empresas

De acordo com o relatório anual da Flurry, empresa do Yahoo, em 2014 o uso de apps móveis cresceu 76% em relação a 2013 – ano que registrou incremento de 115%, comparado a 2012. Se considerarmos apenas os apps comerciais, o aumento em 2014 foi de 174% (no período anterior, se considerados apenas os apps de produtividade pessoal e corporativa, o crescimento foi de 150%).

De olho neste nicho em plena expansão, os jovens Cesar Eduardo Ribeiro Fernandes e Leonardo Rossetti trabalhavam com desenvolvimento de apps sob medida, e também tentavam emplacar um aplicativo de sucesso no mercado. Após um ano e meio, a dupla decidiu focar na construção da plataforma de backend (a “base de funcionamento” de um app), em novembro de 2013. Quatro meses depois, era divulgada no mercado a versão beta da plataforma Goldark, oficialmente lançada em agosto de 2014.

Ambos os fundadores possuem formações técnicas e trabalharam com desenvolvimento de produtos em seus antigos empregos. Segundo eles, todo o processo de desenvolvimento mobile é bastante repetitivo, caro e cansativo, envolvendo, pelo menos, cinco pessoas para entregar um aplicativo. “A vivência deste processo nos deu uma missão de deixar tudo isso mais fácil e não demorou muito para percebermos que o backend era o primeiro passo para ser automatizado, pelo fato de ser praticamente invisível. O backend simplesmente tem que funcionar”, afirma Fernandes. Ele destaca que o uso da plataforma Goldark acelera o processo de desenvolvimento e integração de apps em até 50%, resultando na redução de custos em até 80%.

Essa é uma das armas para enfrentar concorrentes nacionais, como a Vikomet, e estrangeiros, como a Parse e a Kinvey. Bacharel em Engenharia da Computação, com MBA em Gestão de Projetos, Fernandes, de 30 anos, é responsável pela estratégia comercial e operação da Goldark, incluindo marketing e relações com a imprensa, desenvolvimento de negócios e finanças.

Já Rossetti, de 31 anos, tecnólogo em Comunicação para Web, com pós-graduação em Projetos e Desenvolvimento de Sistemas Web, é responsável pelo desenvolvimento de produtos e de todas as tecnologias que estão por trás da plataforma. www.goldark.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn