E-commerce ou marketplace, qual o melhor modelo de negócio?

Carrinho com várias sacolinhas ao lado e ao fundo da foto, meio desfocado, um computador, representando uma loja virtual

Ter uma loja virtual ou vender em marketplaces? Essa pode ser uma das principais dúvidas de um empreendedor que quer ganhar dinheiro na internet, mas que ainda não sabe qual o melhor modelo adotar. Tanto a loja virtual quando o marketplace tem suas vantagens e desvantagens e é preciso analisar o que melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio.

Segundo Elias Junior, diretor de parcerias da Xtech Commerce, plataforma de e-commerce para pequenas e médias empresas, para tomar a melhor decisão entre loja virtual e marketplace é preciso entender as características destes canais e conhecer quais estratégias eles demandam. “Se você deseja investir em marketing digital e fidelização de clientes, por exemplo, há um caminho específico que você deve seguir. Para outros objetivos, pode ser que investir nas duas plataformas de venda seja o ideal” explica Elias.

Para ajudar neste momento de decisão, Elias elencou algumas vantagens destes dois canais.

E-COMMERCE PRÓPRIO

Autonomia associadas à gestão logística: Você pode movimentar o estoque com promoções e aplicar cupons de desconto conforme sua necessidade.

Integrações avançadas: A loja virtual oferece diversas alternativas de integração, inclusive com o marketplace, atraindo um grande volume de visitantes.

Gestão de marca: Uma loja virtual aumenta a confiança do consumidor em relação a sua marca e desenvolve relacionamentos duradouros.

Ações de marketing diversificadas: Com a liberdade de se comunicar frequentemente e de forma automatizada, você será capaz de desenvolver ações de marketing efetivas com seu público e, consequentemente, vender mais.

MARKETPLACE

Diversificação: Os marketplaces são vantajosos mesmo para quem possui um e-commerce próprio, já que eles estabelecem mais de um canal de venda para a loja, evitando a dependência em uma única fonte de renda.

Visibilidade: Os sites de grandes varejistas são muito conhecidos pela maioria dos consumidores, o que contribui para a visibilidade de sua loja.

Abrangência geográfica: Além de uma grande audiência, os marketplaces atraem pessoas do Brasil todo. Isso permite que sua loja ganhe mercado sem demandar grandes investimentos.

Controle financeiro: A maioria dos marketplaces trabalha com um ciclo fixo de pagamentos, o que garante maior previsibilidade ao fluxo de caixa do negócio.

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