É possível manter comércio eletrônico de pequeno negócio com sucesso e baixo investimento

redacao 29/09/2011
redacao 29/09/2011

A analista de negócios Priscila Dantas elaborou seis dicas para incluir pequenas e médias empresas nos negócios online

Com a vantagem de atender nichos específicos de mercado, as micro e pequenas empresas saem na frente e apostam nas vendas além da loja física. Para ampliar a participação no mercado e promover a competitividade, a analista de negócios da Epratico Softwares de Negócios, empresa especializada em gestão de softwares e sites para MPEs, Priscila Dantas, elaborou seis dicas para incluir pequenas e médias empresas nos negócios online.

1- Conheça o mercado de comércio eletrônico: O primeiro passo é definir qual é o mercado em que a empresa deseja atingir para avaliar o diferencial competitivo que irá estabelecer no relacionamento com os clientes. Compare seu objetivo com a concorrência, ou seja, analise os custos x benefícios de seus produtos, observe a política de desconto, estabeleça prazo e cobrança e veja que produtos podem competir com o mercado virtual.

2- Registre-se: Escolha o domínio (www.suaempresa.com.br) que sua empresa vai utilizar. A consulta pode ser feita pelo site: www.registro.br. Se o nome desejado estiver liberado para registro é necessário fazer a reserva e compra do mesmo. O valor gira em torno de R$ 35,00, pago uma vez por ano e válido pelo mesmo período.

Neste momento é hora de escolher também um bom provedor que irá hospedar (manter o site no ar) o portal de e-commerce. Este serviço deve incluir espaço ilimitado para envio de fotos, contas de e-mails e banco de dados sugerido MS SQL, o valor gira em torno de R$ 40,00 mensais.

Outro quesito é a empresa que irá fornecer o site. Sempre opte por empresas que ofereçam o site e o software de gerenciamento da empresa integrado, pois um dos grandes problemas encontrados é o fato de ter de gerenciar em duplicidade o software de gestão e o site, ou seja, quando muda o valor de um produto o cliente precisa alterar no seu software de gestão e alterar no portal também, fazendo um trabalho duplicado. Com um produto integrado este serviço é feito uma única vez.

3- Prepare os produtos: Defina quais produtos irá comercializar no comércio eletrônico, preparando todas as fotos, informações e descritivo completo de cada item.

4- Meios de Pagamento: No mundo virtual a concorrência é grande, então é importante oferecer o maior número possível de opções de pagamentos para o usuário. Boleto, cartões de crédito e débito, transferências e outras opções. Quanto maior a forma de parcelamento melhor será para os resultados das vendas.

Além de oferecer várias formas de pagamento é importante pensar na segurança das informações no momento da compra, então, sempre opte em ter um site que ofereça uma página segura no momento do registro dos dados do cartão.

5- Divulgue seu e-commerce: Site no ar, diversos produtos cadastrados e várias opções de pagamento para o consumidor! Agora, o momento é de pensar na divulgação, pois apenas colocar o site no ar não significa que o mesmo trará resultados com vendas.

As redes sociais estão ai para disseminar informações entre os usuários de internet e são ótimas opções para divulgação, além de baratas. No entanto, uma vez que se participa das redes sociais é necessário atenção e cuidado com o consumidor. A prestação de serviço deve ser impecável, pois comentários negativos podem acontecer, assim como boas indicações. Por isso, dê todo suporte necessário ao cliente, apresente seus produtos e conte as novidades da sua loja online.

Além das redes sociais, fazer a indexação e otimização para sites de busca também é uma boa forma de divulgar o e-commerce.

6- Bom atendimento e pós-venda: A excelência no atendimento e pós- venda é muito importante, pois a empresa deve se anteceder e emitir um comunicado para corrigir algum erro. Manter um formulário de avaliação do site é ótimo, assim o cliente opina sobre o desempenho da empresa para que ela corrija algumas falhas e não atrapalhe novas negociações.

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