Economista criou sistema de chamadas internacionais com preço justo

Quando Frederico Skwara – economista pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência no mercado financeiro – morou no exterior por dois anos, sentiu falta de opções que possibilitassem fazer uma chamada telefônica para o Brasil com qualidade e preço justo. E, assim, por necessidade, começou a pensar em uma alternativa mais viável para se comunicar com seu País. Unindo sua experiência no mercado de tecnologia com os quase 10 anos de trabalho em empresas de telecomunicações da sua sócia, Claudia Antunes, eles criaram o GoingTalk.

Com a proposta de oferecer chamadas internacionais com excelente preço, de qualquer telefone e sem precisar de internet, a empresa começou focada nos brasileiros, argentinos e colombianos que viviam no exterior. Basta entrar no site da empresa e se cadastrar. Depois disso, um código pin é enviado. E, com um telefone fixo ou celular, basta digitar o código pin e fazer a chamada. O custo é de uma chamada local mais a taxa do GoingTalk. O GoingTalk disponibiliza também um 0800 para os Estados Unidos e Canadá, tornando o custo da chamada mais econômico ainda. Até o momento, o GoingTalk oferece seus serviços para 15 países.

Skwara explica que a estratégia de trabalho do GoingTalk é negociar com as empresas de telefonia local a tarifa mais barata. “Falando para o Brasil, temos a melhor tarifa. Porém, nossa margem de usuários ainda é pequena e acabamos ganhando no volume. Temos agora desafios na parte de divulgação para solucionar”, conta. Com apenas quatro meses, a empresa está sediada no Chile, devido ao incentivo forte ao empreendedorismo, explica Skwara. E a equipe de trabalho é enxuta, com apenas quatro pessoas. “Apesar disso, a cada mês, estamos conquistando mais brasileiros, principalmente nos Estados Unidos e Canadá”, afirma.

No momento, o GoingTalk oferece créditos pré-pagos. Ao se cadastrar, o usuário recebe US$ 1 dólar para 45 minutos de ligação. Para se diferenciar no mercado, destaca Skwara, a única taxa cobrada é simplesmente os créditos da ligação. “Vamos lançar alguns planos pós-pagos no celular. E a tarifa será menor ainda. Estamos trabalhando também na criação de um conteúdo com orientações e dicas para quem quiser morar fora do Brasil que será divulgado no site do GoingTalk”, planeja Skwara. Um aplicativo para ser usado no celular e tornar a chamada automática estão nos planos. http://goingtalk.com

Facebook
Twitter
LinkedIn