Edital seleciona cooperativas financeiras

Cooperativas financeiras de todo o país podem concorrer ao edital do Sebrae que vai oferecer até R$ 4,6 milhões a projetos de integração dessas instituições com os pequenos negócios. As propostas devem ser elaboradas em parceria entre cooperativas locais e o Sebrae nos estados. Serão avaliadas aquelas voltadas a ampliar a oferta de crédito e aprimorar a gestão financeira das micro e pequenas empresas associadas às cooperativas participantes. A seleção vai contemplar no máximo 20 projetos, limitados a um por Unidade da Federação.

A primeira fase de apresentação de propostas ocorreu entre março e abril, e a atual, iniciada neste mês, vai até agosto. Os resultados das duas etapas serão divulgados juntos, em setembro, para execução prevista em 2018. O Sebrae dará um aporte de até R$ 400 mil a cada projeto selecionado. As cooperativas financeiras e as unidades do Sebrae nos estados devem, como parte da parceria, arcar com 50% do valor total necessário para a realização da ideia.

“A parceria entre Sebrae e cooperativas financeiras é positiva para todos, pois elas podem oferecer seus serviços aos pequenos negócios em condições mais favoráveis que as instituições bancárias tradicionais. Em contrapartida, podemos apoiar as cooperativas a aprimorar sua gestão nesse atendimento”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Os projetos devem valorizar boas práticas e envolvem a capacitação de dirigentes, técnicos e gestores das cooperativas financeiras encarregados do desenvolvimento de produtos voltados aos pequenos negócios. O edital completo e suas exigências estão disponíveis neste link.

Facebook
Twitter
LinkedIn