Em três dias, campanha formaliza 24 mil profissionais

Empreendedores individuais serão atendidos em tendas até o próximo sábado em todo o país

Um total de 24.164 trabalhadores por conta própria se formalizou nos três primeiros dias de mobilização da 3ª Semana do Empreendedor Individual, iniciada na última segunda-feira (27). A média diária de formalização de segunda (27) a quarta (29) passou de 8 mil, mais que o dobro da média histórica de formalizações por dia, de 3 mil. A expectativa é chegar a 40 mil atendimentos até o próximo sábado (2), último dia da semana de mobilização.

O atendimento em pontos estratégicos de concentração de pessoas nas 27 unidades da federação, mais de 100, contribuiu para elevar o volume de formalizações. O objetivo principal do Sebrae nesta 3ª Semana, no entanto, é oferecer capacitação aos 1,2 milhão de empreendedores individuais já formalizados, como destacou o presidente da instituição, Luiz Barretto, durante evento realizado nesta quinta-feira (30) em Ceilândia (DF), para lançar o Sebrae para Empreendedor Individual – SEI, programa de capacitação baseado em sete soluções educacionais.

“O programa SEI é uma contribuição do Sebrae para que a gente possa oferecer capacitação empresarial para esses empreendedores individuais. Estamos dando uma perspectiva de desenvolvimento pessoal não só para 1,2 milhão de profissionais mas também para o Brasil”, disse Barretto.

Nas duas primeiras semanas de mobilização, realizadas em outubro e novembro de 2010, foram regularizados cerca de 80 mil pessoas. A instalação das tendas incentiva os profissionais a procurarem o Sebrae. Este foi o caso do comerciante autônomo Renato César de Souza, de 37 anos, morador da Ceilândia. Apesar de já ter ouvido falar sobre o EI desde o início da regulamentação, em julho de 2009, ele só procurou o Sebrae nesta quinta-feira.

Há oito anos Renato revende de porta em porta produtos de cama, mesa e banho. A formalização dá a ele a possibilidade de emitir nota fiscal ao vender seus produtos. Sua expectativa é conseguir descontos na hora de negociar com os fornecedores e juros mais baixos, caso precise pegar empréstimos no banco. “Acho que a formalização vai me ajudar muito, quero trabalhar correto. Hoje nem conta no banco eu tenho porque é como se eu não existisse. Quero fazer cursos e, se meus negócios derem certo, quero abrir uma loja”, sonha.

O evento também comemorou o aniversário de dois anos de vigência da Lei Complementar 128/08, que regulamentou a figura do Empreendedor Individual (EI). A legislação entrou em vigor em 1 de julho de 2009. A expectativa é chegar até 1,5 milhão até o fim do ano. O atendimento móvel ficará disponível até o próximo sábado, mas os profissionais podem se legalizar pelo endereço www.portaldoempreendedor.gov.br.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn