Empreendedor transforma hobby como apicultor em negócio saudável

Almiro Grings, 76 anos, tinha um hooby: a apicultura. No relato abaixo, compartilhado pelo canal colaborativo Eu, Empreendedor, ele conta como fez da paixão pelo mel e abelhas a inspiração para abrir um negócio no ramo de alimentos saudáveis:

Trabalhei durante 20 anos como funcionário público e, em paralelo, mantinha meu hobby como apicultor. Nos anos 1980 mudei com minha esposa, Edite, e com meus três filhos, de São Paulo para a pequena cidade de Águas da Prata, na região da Serra da Mantiqueira. Na época ainda não imaginávamos que as receitas de minha esposa e o meu hobby por apicultura iriam dar origem à Grings Alimentos Saudáveis.

Em 1986, devido à grande procura pelo mel que eu produzia, abri uma loja para comercializar o produto e também outros alimentos, como pães integrais e granola, feitos por minha esposa. Com o passar dos anos, percebi que havia grande aceitação no mercado, por isso, depois de me aposentar em 1998, decidi investir no nicho de alimentação saudável. A primeira fábrica foi instalada em Águas da Prata, em 1995, mas aos poucos, com a expansão dos negócios e o aumento da demanda, houve a necessidade de transferir as atividades fabris para uma área maior, com isso, inaugurei em 2012 a atual fábrica, localizada em São João da Boa Vista, com 10 mil m² de terreno, tendo 2.500 mil m² de área construída.

No início, a Grings era uma beneficiadora de grãos, comercializava, por exemplo, arroz integral. Hoje, passou a oferecer uma linha de produtos gourmet, com um mix de 12 grãos, semi-prontos e semi-temperados. Fomos a primeira empresa a trazer o matchá para o Brasil, em 2014, apostando na estratégia de investir em novidades e também em produtos com maior valor agregado.

Ao todo, são 120 produtos em nosso portfólio e a estimativa é de ampliar esse número para 180 nos próximos meses. Para suportar o crescimento projetado os próximos anos, vamos expandir nosso espaço de armazenagem de produto. A área útil será dobrada com investimentos direcionados à ampliação da capacidade de estoque/armazenagem que passará de 600 para 2.400 paletes; o projeto inteiro deve ser finalizado até o final do próximo ano.

Participe do Eu, Empreendedor. Clique no link www.empreendedor.com.br/participe e compartilhe sua história.

Veja mais sobre Eu, Empreendedor.

Facebook
Twitter
LinkedIn