Empreendedora uniu paixão culinária e saúde para oferecer gastronomia vegana

por Carla Kempinski

A paixão de Bia Gonzaga por gastronomia começou bem cedo. Com apenas 11 anos fez sua primeira ousadia culinária: usou pimenta em um bolo de chocolate – e todo mundo gostou. Logo em seguida teve que assumir a cozinha da família, pois a mãe trabalhava fora e Bia era a mais velha de três irmãs. Com essa liberdade para criar em casa, seus pratos sempre foram experimentais. E Bia gosta de dizer que tem uma memória gustativa. “Sempre gostei de ler receitas, mas nunca as segui; combino os ingredientes na cabeça e mesmo antes de ir para a panela sei o que vai dar certo.”

Essa aptidão culinária desde a infância foi só o início de uma trajetória gastronômica que culminou com o Sushi da Bia, empresa que atende pessoas que estão em busca de uma melhora na saúde através da alimentação ou que estão em transição da dieta vegetariana para a vegana.

Sua caminhada profissional começou aos 20 anos, quando passou a trabalhar com comida japonesa, mais especificamente sushi. Chegou a abrir um sushi bar, mas a sociedade se desfez. Então ampliou a linha de serviços e passou a oferecer finger foods, petiscos servidos sem pratos ou garfos, para serem comidos com as mãos. Paralelamente trabalhou em alguns restaurantes e hotéis para ganhar experiência e conhecer novas técnicas. Em 2005 começou a faculdade de Gestão Comercial e trabalhou com administração e marketing em uma empresa da área, mas sempre mantendo o atendimento aos eventos gastronômicos. A demanda aumentou e ela optou por se dedicar só aos eventos.

O divisor de águas aconteceu quando se tornou vegetariana. Bia abriu uma barraquinha na Feira Agroecológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, onde todas as quartas-feiras vendia sushi e quitutes orgânicos e veganos até dezembro de 2012. Mas a demanda por eventos e o trabalho de personal chef fizeram tanto sucesso que não lhe deixaram tempo livre para a feira. Agora, com o Sushi da Bia, a chef atende somente por encomendas, apresentando uma gastronomia saudável baseada na não-utilização de produtos de origem animal. “Minha principal motivação é a divulgação do veganismo, através de uma gastronomia saudável e com opções sem glúten, mas com muito sabor e de vanguarda.”

A empresa possui um mix de serviços amplo e flexível, e com cardápio variado: gastronomia para eventos, personal chef, cursos e treinamentos presenciais e on-line, e consultoria de cardápio. “Atualmente oito famílias recebem minha visita como personal chef, ficando com o congelador abastecido com quitutes saudáveis para duas semanas.”

 

www.facebook.com/sushidabia

Facebook
Twitter
LinkedIn