Empresa de congelados volta a crescer ao se tornar franquia

A Telu Congelados foi fundada por Ana Teresa Alvim, em sociedade com Ludmila Junqueira, em 1987, na cidade de Volta Gran­de, na Zona da Mata Mineira. Na época, do­nas de casa, elas começaram com nada mais que um fogão e um freezer para produzir re­feições caseiras no fundo do quintal, venden­do de 50 a 100 pratos por mês para as lojas da cidade. A proximidade com o Rio de Janeiro fez com que logo os produtos chegassem à capital carioca. Ao longo de quase 30 anos, a Telu se consolidou como opção diferente de comida congelada no varejo da região e, após passar por um período de crise, no início dos anos 2000, retomou o fôlego com a entrada dos filhos de Ana Teresa, Rafael e Fernando Alvim, na administração do negócio.

A entrada de Rafael na empresa foi em 2007, após a saída de Ludmila e um período de estagnação da empresa. Recém-formado em Administração de Empresas, pela Uni­versidade Federal de Juiz de Fora, o jovem recusou a oferta de emprego de uma mul­tinacional para encarar o desafio de fazer o empreendimento familiar voltar a crescer. Em busca de um modelo de expansão, pro­curou a consultoria dos colegas de faculdade Pedro Horta e Anibal Maini, que aconselha­ram o investimento em franquias. “A escolha pelo franchising se deu por três motivos básicos: menor risco, menor investimento e crescimento mais rápido”, afirma Rafael, atualmente na direção geral do grupo Telu Congelados. Outra vantagem considerada determinante em relação ao investimento em um centro de distribuição, por exemplo, foi a importância dos pontos de venda para a divulgação da marca.

Em 2009, em sociedade com Horta e Maini, começaram o processo de franchi­sing com abertura da primeira loja delivery no Rio de Janeiro. Inicialmente, a adesão foi baixa: até 2013, contavam com apenas três franquias. O segredo para engrenar o crescimento da rede foi mudar o layout das lojas, com o investimento em estratégias de marketing direcionadas, como, por exemplo, a implantação de balcões de degustação e de um gerente para apresentação dos produtos aos clientes. Comandada por Fernando, atu­almente diretor de franquias da marca, em três meses a reformulação triplicou o fatura­mento das unidades.

Desde então, foram abertas 15 lojas, com operação em 14 cidades brasileiras. Em média, o faturamento do grupo chega a R$ 3 milhões por ano. Com 16 novos contratos fechados e dois em andamento, a rede já está perto de bater a meta de 25 novas lojas em 2014 e aumentar o faturamento total em 50%. O investimento inicial para ser um fran­queado da marca é de R$ 85 mil.

www.telucongelados.com.br

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