Empresa ensina pensamento computacional através da robótica STEAM

Através de conceitos tecnológicos, a Robomatter busca incentivar a busca por inovação e a criatividade dos alunos

Redação 22/05/2018
Redação 22/05/2018

Com o objetivo de oferecer metodologias educacionais adequadas ao novo século para alunos e professores, a empresa Robomatter lança o ‘Catch Up Brasil’, primeiro currículo em educação robótica STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em português como resultado de 15 anos de pesquisas da Universidade Carnegie Mellon Institute of Robotics.

Com conteúdo, soluções e plataformas desenhadas para uso imediato pelo professor, mesmo que ele não tenha conhecimento de robótica STEAM, o currículo da Robomatter enfatiza a aprendizagem colaborativa centrada no aluno, permitindo que eles sejam participantes ativos enquanto constroem entendimentos dos conceitos tecnológicos.

Focado em grandes ideias e conceitos, como o pensamento computacional, o currículo da Robomatter não ensina uma ferramenta ou tecnologia. Os estudantes demonstram a capacidade de fazer conexões entre conceitos e representações de informações e entendem como as ideias estão relacionadas entre si, sua importância relativa e utilidade na área de conhecimento.

“Nós não sabemos qual será a próxima grande inovação, mas podemos dizer, com total confiança, que vai incorporar sistemas e computação. É por isso que estamos tão animados em fazer esta parceria com a ETC Brasil, para ensinar ao aluno do Brasil a linguagem da inovação”, diz Jason McKenna, diretor global de estratégia e educação na Robomatter.

Construir o pensamento computacional, além de desenvolvê-lo, é prioridade no currículo da Robomatter, pois o pensamento computacional é um processo baseado em soluções de problemas com diferentes níveis de profundidade, inclusive os relacionados à metodologia científica.  “No passado, a ciência sempre foi teórica e empírica, agora é também computacional. Portanto, ao trazermos para os alunos o pensamento computacional, estamos apresentando a ciência do mundo real e, ao mesmo tempo, os preparando para que se tornem os inovadores e criadores de amanhã”, diz Ery Jardim, Diretor de Educação da ETC Brasil e sócio da Colmaker.

O currículo da Robomatter é baseado em 15 anos de pesquisa para que a pedagogia e ensino do STEAM se tornassem efetivos. As lições do estudante são construídas com temas fortes e envolventes, em que conceitos são trazidos e contextualizados para a construção de novas ideias previamente sustentados pela ação do professor. Por sua vez, o professor utiliza o método como estrutura para que os alunos possam construir os seus próprios conhecimentos, desde o nível superficial até uma compreensão conceitual, em diferentes áreas de conhecimento. É por isso que o currículo é importante para todos os alunos.

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