Empresa especializada em cidades inteligentes avança rumo a Londres

A recém-criada Tacira, empresa brasileira especializada em smart cities, anunciou duas iniciativas simultâneas que impulsionam sua estratégia internacional. O início de operações do escritório em Londres, e a participação no maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, em Barcelona.

A Tacira é a única empresa brasileira especializada em cidades inteligentes com estande próprio e seu CTO, Washington Tavares, participou de uma conferência sobre projetos de smart cities desenvolvidos para geração de valor ao cidadão e as experiências em curso nas cidades brasileiras.

Além de Tavares, a presença na Europa dos executivos Katia Galvane, CCO e Bruno Musa, CFO, tem o intuito de iniciar conversas e avançar em tratativas para a formalização de parcerias internacionais com players experientes que possam abrir frentes em países europeus e latino-americanos.

A Tacira pretende fechar um primeiro contrato para desenvolvimento de projeto de cidade inteligente na Europa até julho de 2016. Segundo Tavares, os resultados foram acima do esperado. “Nosso objetivo no evento não era fechar negócios, mas buscar parcerias estratégicas e novos fornecedores e, em ambos, os contatos foram bastante produtivos. Tivemos a oportunidade de conhecer provedores de soluções e dispositivos de todo o mundo, trocar experiências com outros países, conhecer gestores públicos brasileiros e conhecer as melhores práticas deste mercado”, relata.

Com a sede internacional, a direção da Tacira pretende dar os passos iniciais para absorver conhecimentos sobre o desenvolvimento dos negócios relacionados às cidades inteligentes na Europa. Para isso, firmou uma parceria estratégica com a Red Mill Associates, empresa que apoia no desenvolvimento de produto, marketing, imagem e relações comerciais. “Nossa nova sede em Londres vai funcionar como canal de relacionamento e abertura de oportunidades comerciais e tecnológicas. Nós contamos com a Red Mill para entender a melhor forma de introduzir nossa plataforma no mercado europeu”, diz Tavares.

De acordo com Katia Galvane, as realizações da Tacira em cidades como Lavras (MG), Itatiba e Águas de São Pedro (ambas em SP) são objetos de interesse quando apresentados na Europa. “Nossos projetos, focados em serviços para os cidadãos, como o de uma praça digital, são muito atrativos. Em países mais avançados, ao contrário, os planos de cidades inteligentes são sempre grandiosos e complexos e com isso, muitas vezes, eles não conseguem entregar o básico.”

Ela destaca que serviços digitais que proporcionam valor direto ao cidadão “são mais tangíveis e aproximam-se mais do cotidiano das pessoas.” Tavares ressalta que a Tacira nasceu e cresceu por causa do cidadão. “Nós entendemos o que realmente é importante dentro de quatro verticais estratégicas: segurança, educação, saúde e locais inteligentes, e trazemos o resultado dentro do contexto local, por meio de uma plataforma horizontal. Por acontecer de forma muito rápida, os gestores ficam deslumbrados, acham totalmente diferente”, complementa.

De acordo com os executivos, o objetivo da Tacira é atuar em projetos para municípios que ainda não estejam trabalhando esse conceito. O foco são cidades de 200 mil habitantes, como Liverpool, onde ainda não existem serviços digitais disponíveis aos cidadãos, porém com ótima infraestrutura. “A praça digital que criamos em Itatiba é ligeiramente menor do que seria um projeto em Liverpool, por exemplo. Mas são experiências correlatas. Isso quer dizer que este tipo de projeto é viável em qualquer cidade desse porte na Europa ou América Latina”, explica Tavares.

Facebook
Twitter
LinkedIn