Serasa Experian dá três dicas para impulsionar o marketing de uma empresa iniciante

Especialistas apontam estratégias economicamente viáveis para ajudar uma empresa iniciante a crescer

Redação 09/03/2018
Marketing para pequenas empresas
Redação 09/03/2018

Ter um ótimo produto é essencial, mas não é suficiente para tornar uma startup bem-sucedida. Além de apresentar um produto ou serviço diferenciado, é necessário implementar uma estratégia de marketing eficiente para fazer uma empresa iniciante crescer. Nesse caso, os especialistas em marketing da Serasa Experian apontam três estratégias economicamente viáveis que podem ser implantadas e gerar êxito.

Veja quais são elas:

1. Marketing de afiliados

Dentre as estratégias economicamente viáveis, o marketing de afiliados é a que mais gera resultados positivos. É uma forma de publicidade online na qual o empreendedor incentiva parceiros a recomendarem seus produtos aos usuários. Em troca, esses afiliados ganham uma comissão quando realizam uma venda.

A startup pode começar escolhendo um programa de afiliados nas plataformas disponíveis na internet. Em seguida, é só promover o programa, apresentando-o de forma proeminente em seu website e convidando os clientes a participarem dele ativamente. Não esqueça de escolher a estrutura de recompensa mais adequada para o seu negócio: um modelo que seja convincente e garanta o envolvimento dos membros da sua rede.

2. Marketing de conteúdo

Segundo o Content Marketing Institute, quase 90% das marcas usam marketing de conteúdo para expandir seus negócios. Esta é, de fato, a estratégia de marketing perfeita para startups e pequenas empresas que contam com recursos financeiros limitados.

Embora o marketing de conteúdo seja extremamente popular, não é todo mundo que consegue ser bem-sucedido empregando essa estratégia e a falta de uma tática de conteúdo documentada é um dos principais motivos. Sem ela, seus esforços podem ser menos efetivos já que durante o processo de implementação você pode se deparar com desafios significativos. Por isso, uma dica simples: criar um calendário editorial e, durante a sua adoção, identificar eventuais problemas, avalie se o planejamento foi pensado da forma mais adequada, e medir o progresso rastreando o quanto o conteúdo está atraindo o público.

3. Programa de Relações Públicas

Milhares de novos negócios são lançados todos os meses, o que significa que você vai se deparar com uma concorrência grande quando chegar a hora de conquistar a atenção do seu público-alvo. E aí que entra a importância e a relevância da execução de um trabalho de relações públicas. Construa relacionamentos de qualidade com jornalistas e blogueiros especializados no seu segmento de atuação.

Uma maneira eficiente de aumentar as chances de conseguir uma cobertura jornalística é oferecer sugestões diferenciadas que tenham tons e ângulos exclusivos. Jornalistas adoram exclusividade.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.