Empresa oferece mensagens em bonecas de pano sustentáveis e reaproveitáveis

Foto: Divulgação | Mario Quintana já dizia que a amizade é um amor que nunca morre, mas sabemos que para manter esses laços é necessário cultivar o afeto. No entanto, com a correria do dia-a-dia, alimentar as relações fica um pouco complicado. Sem muitas alternativas, apelamos para os e-mails ou pelas inúmeras ferramentas disponíveis na internet ou celular, atitude que demonstra a real preocupação com o próximo, mas que também pode funcionar como algo descartável. Outra alternativa é o envio de presentes que tem que combinar com o momento e presenteado em questão, sendo algo, de preferência, inédito. Melhor então seria aliar mensagem, ineditismo e presente em uma coisa só. Pensando nisso, a Jeitos & Formas transforma mensagem em presente, utilizando o simbolismo que existe em torno das bonecas de pano para resgatar a magia do produto e registrar a emoção certeira de momentos especiais.

Com uma proposta nova, a empresa, pioneira nesse mercado no Brasil, oferece opções diferenciadas para homenagear e eternizar momentos vividos com família, amigos e pessoas importantes. O objetivo é levar emoção através do envio de mensagens personalizadas, selecionadas e escritas pelos remetentes, que serão impressas em tecidos reciclados de garrafas pets, em vários formatos. O recado vai dentro de uma sacolinha sustentável, que pode ser utilizada como porta celular, acompanhado por uma boneca de pano totalmente artesanal e antialérgica. Tudo dentro de uma caixa reaproveitável, que pode virar porta-plantas ou porta-objetos. O objetivo é produzir produtos socialmente responsáveis de alta qualidade, diferenciados e personalizados que encante. “E já que as nossas lembranças são heranças que só deixam de existir quando desistimos da memória, as bonecas podem trazer recordações de momentos vividos pelo presenteado através de fotos, vídeos com depoimentos, músicas e até mesmo objetos que tenham marcado de uma forma especial”, dia diz Carla Teixeira, mentora e diretora da Jeitos & Formas.

Tendo a responsabilidade social como principal preocupação, a empresa oferece nove modelos de bonecas, todas produzidas a partir de protótipos cuidadosamente criados por artesãos e designers, sendo posteriormente fabricadas por cooperativas sociais que contém núcleos de costureiras de comunidades carentes em Santa Cruz, Niterói e Cidade de Deus, todas no Estado do Rio de Janeiro. Para isso, a Jeitos & Formas promove a capacitação dessas profissionais, dando a elas a oportunidade de aumentar a renda familiar e oportunidade de ascensão social e financeira. E para que não haja nenhum tipo de agressão ao meio ambiente, os cortes dos moldes são feitos de forma customizadas, para ter o maior aproveitamento possível do tecido, além de ser utilizados hashis reaproveitados na estrutura do corpo das bonecas, botões de coco e fuxicos nos tecidos. “Além de ter nosso processo produtivo em comunidades que necessitam de valorização, pensamos com muito carinho na matéria prima utilizada na confecção dos modelos”, conclui.

Ecologicamente correta

A Jeitos & Formas foi criada e desenvolvida para ser praticamente 100% sustentável. Com um conceito muito sério de preservação ambiental, os principais instrumentos para essa utilização são aplicados desde a confecção das bonecas, passando pelas mensagens, sacolinhas e até a embalagem. Para entender melhor como funciona essa empresa, pioneira no Brasil, segue o passo-a-passo como ela funciona.

1) Três cooperativas sociais em Santa Cruz, Niterói e Cidade de Deus foram contratadas pela Jeitos & Formas para confecção de suas bonecas. Ao todo são cerca de 50 profissionais que produzem um considerável número de bonecas por dia. A expectativa, segundo Carla, é aumentar em 20% essa produção nas próximas semanas. Essa atitude faz com que a confecção das bonecas gere oportunidades de emprego e ascensão social e financeira entre as colaboradoras, já que todas são moradoras de comunidades.

2) As bonecas são produzidas com material antialérgico, além dos cortes serem customizados para preservação do meio ambiente. São utilizados hashis reaproveitados, botões de coco e fuxicos. O objetivo é utilizar os três ‘erres’ do consumo sustentável: reutilização, reciclagem e redução.

3) As bonecas levam as mensagens, feitas de garrafas pets recicladas que se transformam em tecido durável, que vão dentro de sacolinhas sustentáveis produzidas por matéria prima biodegradável que não agride o meio ambiente. O conjunto é entregue em uma embalagem reutilizável que ganha utilidade no lar, evitando acúmulo de lixo, ou seja, a caixa pode ser aproveitada como porta-plantas ou porta-objetos.

Contato: www.jeitoseformas.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn