Empresa que começou em casa vira caso de sucesso

O casal Ana Paula Filetti, de 28 anos, e Dones Miguel de Morais, 34, tiraram do lixo o material necessário para começar o próprio negócio, a Filetti Decorações, em Goiânia (GO). Com seis anos de mercado, a empresa especializada em festa infantil já é referência para quem quer serviço criativo e de qualidade.

Ana Paula começou o empreendimento após se interessar em trabalhar com balões. Em 2008, fez curso básico, que foi o pontapé para sua vida empresarial. O primeiro trabalho foi criado na sala de casa, ao montar uma mesa decorada com balões para festa infantil, o que chamou a atenção da primeira cliente. A princípio, ela diz que pretendia se especializar no ramo, mas a sua criatividade e a do marido proporcionaram novas oportunidades.

No lixo, Miguel viu peças de madeira que, segundo ele, eram ideais para montar uma maquete de um castelo para a decoração da festa. Ana Paula lembra que, na época, como não tinha recursos para comprar o equipamento adequado, teve que encher os balões com compressor de tinta. A mesa foi montada com cavaletes de ferro e um tampão de madeira. “Mesmo com improvisos, saiu tudo como planejado. E o melhor, com a cliente satisfeita”, conta a empresária.

Enquanto Miguel trabalhava como mestre de obras, Ana Paula atendia a clientela dentro de casa, dividindo o ambiente familiar com o novo negócio. Com a intenção de estruturar a empresa, em 2011, alugaram espaço para montar uma loja. Para surpresa do casal, foram fechados 36 contratos na primeira semana.

No começo, como estratégia de divulgação, a loja ficava aberta até às 21h, com as luminárias ligadas na vitrine para destacar as decorações. “Mais clientes se interessariam pelo trabalho oferecido, ao passar em frente da loja”. Depois de seis meses que a loja foi montada, o marido deixou o serviço de mestre de obras para ajudar no novo empreendimento. Além de atender os clientes e decorar as festas, Miguel descobriu um novo talento: aprendeu a fabricar peças de escultura em 3D, no isopor.

O crescimento da empresa trouxe ganhos financeiros, mas também problemas administrativos. A situação exigia qualificação do casal. E por meio do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, exibido na Rede Globo, aos domingos, Ana Paula soube das consultorias gratuitas, oficinas e cursos oferecidos pelo Sebrae em Goiás. Era, segundo ela, a parceria ideal que precisavam para organizar a empresa e alavancar os negócios.

Mercado

Um dos aprendizados junto à instituição foi na área de publicidade. As redes sociais da empresa foram modificadas para atender e divulgar melhor os serviços oferecidos. Ana Paula não sabia, por exemplo, que a quantidade de amigos no Facebook é limitada, já pensava em abrir outra página. Ao acompanhar as consultorias e palestras no Sebrae foi orientada que poderia profissionalizar a rede social da empresa, ao criar uma Fanpage – interface específica para a divulgação de empresas, empreendimentos ou marcas e, em menos de dois meses, conseguiu 17 mil curtidas.

Outro diferencial da empresa é o atendimento, aprimorado ainda mais por meio das consultorias e cursos. “Tem cliente que não sabe por onde começar a organização de uma festa. Por isso, nós dedicamos o tempo necessário para explicar sobre a qualidade do trabalho e tudo o que podemos oferecer. No contrato tem todas as especificações da compra, com riqueza de detalhes. O intuito é montar a festa de forma que a mesma seja o nosso cartão de visita para novos clientes”, explica Ana Paula.

Com o tempo, os clientes pediram que a empresa também cuidasse de toda a organização da festa. Assim, o casal começou a trabalhar com serviços terceirizados de buffet, cerimonial, fotógrafo, animação e lembrancinhas, dentre outros. Agora, ela conta que tem preferência em fechar o pacote completo das festas. “Assim, podemos oferecer todo o serviço com qualidade e garantir, do início ao fim, a alegria da criançada e de quem contratou os serviços da empresa.”

Com a agenda sempre lotada – cerca de 20 eventos semanais -, Ana Paula já pensa em montar franquias da empresa. A maior preocupação é manter a boa imagem dos serviços prestados, mesmo com a expansão do negócio. “As consultorias que recebi no Sebrae foram decisivas para o crescimento do meu negócio”.

 

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