Empresário de hospedagem de site começou aos 16 anos e hoje atende 8 mil clientes

Origiweb é uma pequena empre­sa de hospedagem de site que existe há 11 anos. A história da empresa inicia em 1998, quando Rafael Santos, um jovem de apenas 16 anos, estudante do ensino médio, começa a fazer aulas de html para desenvolver páginas na internet e se fasci­na pelo segmento. Como na época havia poucos portais de conteúdo na internet, o estudante montou um portal chamado Ditcom para fornecer informações sobre o cotidiano. Durante o dia, ele trabalhava como office-boy e quando tinha que es­perar aproveitava para acessar a internet para atualizar as informações do portal. O site foi crescendo e a experiência no desenvolvimento de páginas se intensifi­cando. Então, com a ajuda de um amigo de infância, Eduardo dos Anjos, resolveu desenvolver sites para o mercado usando a mesma marca. Hoje, a Ditcom integra duas empresas, Origiweb e Ueepa!, ambas de hospedagem de site, emprega 10 fun­cionários, atende cerca de 8 mil clientes e é conhecida por não ter reclamações.

Entretanto, para conquistar essa posi­ção, Santos conta que passou por muitas situações difíceis, diversos fechamentos no vermelho, muitas reflexões do tipo “estou no caminho certo ou devo procurar um em­prego?”. Em várias ocasiões, teve que pedir ajuda à mãe, ao avô e namorada, que hoje é sua esposa. Durante essa época, Santos relembra que chegava a dormir três a qua­tro horas para entregar os novos sites aos clientes. Ele afirma que foi uma das fases mais difíceis, mas também grandiosa, pois com muita persistência conseguiu levantar capital para manter a empresa. Ao oferecer um pacote diferenciado no mercado, que incluía criação, manutenção e hospedagem de site, a empresa conseguiu diversos clien­tes de vários portes. A situação financeira da empresa melhorou a ponto da dupla conseguir alugar um escritório, ampliar a equipe e continuar investindo.

Santos afirma que o grande diferencial da sua empresa foi investir forte em servidores e novas tecnologias. Na visão do empreen­dedor, o fator fundamental para seu sucesso foi acreditar no sonho e seguir em frente com muita persistência, determinação, além de todo apoio recebido da família, dos verda­deiros amigos e dos clientes e parceiros que confiaram em seu produto. Para o futuro, a empresa de Santos lançou o projeto Ueepa!, que tem como objetivo fornecer serviços para web a custos abaixo da média do mercado e que possam incentivar o sucesso dos profis­sionais liberais, micro e pequenas empresas. E, além disso, a Origiweb quer se tornar, em seu nicho, líder em serviços que fazem a di­ferença no dia a dia das empresas, ser reco­nhecida como uma das melhores para se trabalhar e contribuir para o desenvolvimento socioambiental do País. www.origiweb.com.br

Facebook
Twitter
LinkedIn