Empresário deixou o mundo da publicidade para investir na estética masculina

Victor Conceição conquistou lugar de destaque entre as principais franquias do ramo, chegando a abrir 25 unidades da Barbearia Vip em três anos

Marlon Aseff 23/12/2017
Marlon Aseff 23/12/2017

O jovem empresário Victor Conceição, 31 anos, pode ser considerado um legítimo manezinho da Ilha, como são conhecidos os filhos de Florianópolis, a capital catarinense. Natural do Ribeirão da Ilha, um local paradisíaco e um tanto isolado, Victor sempre buscou o crescimento profissional, mas nada indicaria há alguns anos que ele se transformasse, em tão pouco tempo, o comandante da maior rede de estética masculina do Brasil.

Formado em Publicidade e Propaganda, ele começou a empreender aos 18 anos, em 2004, quando abriu um site de fotos que teve um relativo sucesso na cidade. Três anos depois, tornou-se sócio de uma agência de comunicação e eventos. Mas foi em 2008 que Victor Conceição deu a grande guinada na carreira, ao vislumbrar na consolidação da Barbearia Vip como uma boa oportunidade de negócios no setor de estética masculina. Comprou os direitos sobre a marca, que era uma simples loja na época, e deu início ao seu império da beleza masculina. No começo, ele mesmo fazia a recepção e dois barbeiros atendiam aos fregueses.

Com o sucesso crescente do negócio, deixou a agência de publicidade onde ainda trabalhava e focou-se na gestão da sua Barbearia Vip.  “No começo, apostei no negócio com aquele ímpeto de jovem, de conquistar o mundo, testando em campo, na base do erro e acerto. Foi arriscado, mas não me arrependo, pois o que aprendi junto com a equipe não tem preço”, avalia hoje o empreendedor.

O crescimento foi meteórico e, em 2014, abriu a primeira franquia. Em 2015, a marca estourou no mercado devido ao alto investimento em branding e reestruturação de diversos setores da empresa. Com isso iniciou 2016 com três unidades e fechou o ano com 13 franquias. O crescimento da barbearia foi tão expressivo que 20 franquias foram consolidadas até setembro e mais cinco devem ser abertas até o final de 2017, dobrando os números do ano anterior.

O segredo do negócio montado por Victor Conceição não se constituía em nenhuma grande novidade na área da estética, mas a adoção de uma série de práticas – que antes eram focadas exclusivamente no universo feminino – para o terreno masculino da barbearia certamente foi um dos ingredientes do sucesso. Foi assim que ele inovou com serviços que vão da barba à podologia, incluindo pacotes de estética e promoções como o Dia do Noivo.

Os profissionais contratados pela Barbearia Vip passaram a seguir altos padrões de excelência e trabalhar com produtos de qualidade comprovada, além da marca própria, com uma linha para o homem, que inclui desde shampoo de barba e shampoo mentolado para cabelos até shampoo para cabelos brancos, linha antiqueda, ceras, pós-barba e óleo de barba. Além de poder desfrutar de todos esses serviços dentro da barbearia, os clientes ainda têm direito a um pacote de mordomias que inclui open bar de cervejas especiais, televisores individuais, revistas masculinas, futebol na TV e jogos de videogame.

O sucesso da receita criada por Victor fez com que a Barbearia Vip conquistasse, em pouco tempo, um lugar de destaque entre as principais franquias do ramo. Sem parar de crescer, a rede chegará a 25 franquias até o final do ano. Entre as próximas unidades a serem inauguradas destacam-se as de Criciúma, Imbituba, Tubarão, Joinville, Palhoça, Florianópolis, além de mais uma unidade em Brasília e outra em Barbacena (MG). Com a rápida expansão, chegou também o reconhecimento. Conceição recebeu, neste ano, o Prêmio Referência Nacional e Qualidade Empresarial, concedido pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (Ancec) e, em 2016, a empresa foi reconhecida como uma das melhores franquias de estética do Brasil, no Prêmio Melhores Franquias do Brasil.

As ações de responsabilidade social também são um diferencial na empresa. Apoio a projetos voltados à cultura e ao lazer, como apresentações musicais e de teatro, para incentivar o acesso da população aos bens culturais, além de incentivar a produção dos artistas locais são metas estabelecidas como prioritárias. Outra preocupação da empresa são as questões de mobilidade e o desenvolvimento sustentável.

A marca incentiva o uso de meios alternativos de transporte e oferece benefícios aos clientes que utilizam a bicicleta para chegar às suas unidades. As franquias também adotam medidas para incentivar a redução dos desperdícios, como controle do uso de papel, uso racional de energia, coleta seletiva do lixo e projetos de reciclagem. De acordo com Victor Conceição, essas ações refletem a preocupação com a adoção de práticas que estimulem a conscientização e mudança de hábitos e comportamentos de colaboradores e clientes.

O sucesso que a Barbearia Vip vem obtendo em diversas capitais e grandes cidades brasileiras faz com que Victor projete chegar a 40 franquias, talvez 50, em 2018. O investimento inicial para a franquia gira em torno dos R$ 80 a R$ 150 mil, dependendo do tamanho da loja. Para o empresário, otimismo faz parte do negócio. “Para ter êxito é preciso tentar e tentar de novo, com planejamento e boa execução. Se for preciso, repita e corrija os erros. Até o momento em que o êxito virá”, ensina.

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