Empresários paranaenses conhecem varejo de Miami

redacao 10/12/2009
redacao 10/12/2009

A 1ª Missão Técnica Internacional do Varejo, uma iniciativa do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio, com destino a Miami, na Flórida, começou oficialmente no último final de semana. Treze empresários dos diversos segmentos do varejo, com atuação nas cidades de Cascavel, Pato Branco, Guarapuava e Curitiba, embarcaram na sexta-feira passada, dia 17, rumo aos Estados Unidos. Eles foram acompanhados de representantes do Sebrae/PR, Fecomércio/PR e Faciap/PR.

O blog http://missaotecnica.wordpress.com, que vai acompanhar a agenda dos empresários paranaenses e promover discussões técnicas e interativas Estados Unidos-Brasil, já está no ar. "A 1ª Missão Técnica Internacional é uma ação do Programa VarejoMais – Mais Vendas, Mais Competitividade, que tem como objetivo fortalecer e melhorar o comércio no Paraná", explica o coordenador estadual do Varejo do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior, que acompanha os empresários em Miami.

A comitiva do Paraná cumpre programação intensa e conta com o apoio técnico do consultor especialista em varejo Eugenio Foganholo, da Mixxer Consultoria. "A escolha por Miami se deu por que a região reúne tudo o que de mais novo acontece no varejo dos Estados Unidos. Os empresários paranaenses poderão, assim, repensar seus próprios negócios, conhecer novos padrões e paradigmas e reinventar-se", explica Walderes Bello, consultora do Sebrae/PR e gestora de projetos do Varejo para Curitiba e Região, que também integra a comitiva.

A primeira reunião oficial do grupo aconteceu no domingo, dia 19, no Hotel Holliday Inn Miami Beach. No primeiro encontro, conduzido por Eugenio Foganholo, os empresários puderam conheceram o objetivo principal da missão e perceber as inovações e novidades do mercado norte-americano, sem preconceitos nem julgamentos. "A idéia é que a equipe assimile desde o mais simples formato do varejo até inciativas complexas e desafiadoras", assinala Walderes Bello.

"A dinâmica da missão é trabalhar com a riqueza desses apontamentos levantados durante as visitas e discutir em workshops a melhor forma de aplicá-los dentro da realidade de cada empresa", complementa Osmar Dalquano.

A primeira visita da comitiva paranaense foi ao maior Outlet Center da América: o Sawgrass Mills, localizado no condado de Sunrise, considerado como um dos centros mais bem sucedidos dos Estados Unidos, que agrega lojas de marcas reconhecidas, como Calvin Klein Company Store, Hugo Boss, Puma, Izod, Timberland, Guess. "Um Outlet Center é um tipo específico de shopping center que possui a maioria de suas lojas pertencentes e operadas por fabricantes. As características principais desses shoppings são: preço, valor e oportunidade", explica Walderes Bello.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.