Empresas de sete estados vencem etapa final do Prêmio MPE Brasil

Negócios brasileiros foram selecionados entre 93 mil inscritos por ações de melhoria da gestão em diferentes segmentos da economia

Empreendimentos de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão entre as vencedoras da etapa nacional do MPE Brasil 2013 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de terça-feira (25/03), em Brasília, e reconheceu as melhores práticas de gestão em oito categorias (Agronegócio, Comércio, Educação, Indústria, Saúde, Serviços, Tecnologia da Informação e Turismo), além dos Destaques de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação.

Pelo foco na eficiência e na busca por soluções inovadoras na produção do café, a Fazenda das Almas, de Cabo Verde (MG), venceu a categoria Agronegócio. Reconhecida pela capacidade de mobilizar e engajar seus colaboradores, a Efetiva Informática, de Rio do Sul (SC), foi vencedora em Comércio. O desenvolvimento de metodologia própria de ensino garantiu à System Idiomas, de Maceió (AL), a vitória na categoria Educação. Já a Biotecno, de Santa Rosa (RS), declarada ganhadora comoIndústria, mostrou diferencial pelo esforço em atender e surpreender o cliente, se preocupando sempre com o bem-estar.

Investimentos em processos e sistemas de gestão da informação levaram a Lab Vita, de Patos (PB), a alcançar o prêmio lugar na categoria Saúde; assim como o modelo de governança pautado pela capacitação e desenvolvimento continuados, renderam à Borkenhagen Contabilidade, de Foz do Iguaçu (PR), o troféu em Serviços. Direcionada por indicadores financeiros e de produção, a Vision System, de Chapecó (SC), foi reconhecida em Tecnologia da Informação; enquanto o Don Ramon Spa Relaxante, de Canela (RS), eleita na categoria Turismo, foi vencedora pela referência na meritocracia.

Ao oferecer conjunto de ações que extrapolam exigências legais pertinentes às atividades da mecânica e automação, como tratamento de resíduos, eficiência energética e educação ambiental extensiva à comunidade, a Ourocar, de Ourolândia (BA) foi Destaque em Responsabilidade Social durante a premiação. Eleita também Destaque em Inovação, a empresa Biotecno, de Santa Rosa (RS), conquistou espaço no mercado e garantiu patente reconhecida a nível internacional ao desenvolver câmaras para a conservação de medicamentos. 

O MPE Brasil é realizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A solenidade de premiação, na noite desta terça-feira, 25, contou com a presença do ministro Guilherme Afif Domingos, do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, do presidente do Conselho Superior do MBC, Élcio Aníbal de Lucca, dos diretores voluntários da entidade, Irani Varella e Marco Polo Mello, do presidente do Conselho de Administração da Gerdau e membro do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau Johannpeter, além do diretor superintendente da FNQ, Jairo Martins.

Estatísticas

Em 2013, o reconhecimento alcançou mais de 93 mil inscritas de todo o país. O volume de empresas interessadas em melhorar a administração do seu negócio foi 10% superior ao registrado no ano anterior. As regiões brasileiras inscreveram, respectivamente: Sudeste (37.157), Nordeste (26.253), Sul (16.314), Centro-Oeste (6.690) e Norte (6.689). Entre os setores de atuação, 55% são do Comércio, 22% da área de Serviços e 13% da Indústria. As demais se subdividem entre Agronegócio, Turismo, TI, Saúde e Educação.

Do total de inscritas, 57% são microempresas e possuem faturamento de até R$ 360 mil, enquanto 22% são consideradas de pequeno porte com faturamento de até R$ 3,6 milhões. Ao todo, mais de 560 mil empresas já foram impactadas diretamente pelo Prêmio. Destas, 180 mil preencheram o questionário de avaliação e receberam um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão.

 O MPE Brasil

O Prêmio funciona como mais um incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras na busca pela excelência, reconhecendo iniciativas de empresários que investem em conceitos e práticas de gestão. Para participar, é preciso preencher o questionário de autoavaliação, uma metodologia de avaliação padronizada nacionalmente para a premiação, utilizando critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), desenvolvido pela FNQ. Ao final do processo, as candidatas recebem relatório de diagnóstico da gestão, com pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Case das Vencedoras

http://web.grupomaquina.com/maquinaNet/upload/ftp/1248360730109/cases_vencedoras__mpe_brasil_2013.pdf

Facebook
Twitter
LinkedIn