Empresas nacionais sobem em ranking das marcas mais valiosas

De 500 marcas brasileiras analisadas pela consultoria britânica Brand Finance, 10 entraram para o ranking das 500 marcas mais valiosas do mundo –duas a mais do que no ano passado.

Entre elas estão os bancos Bradesco e Itaú, Petrobras, Oi e Natura. "As marcas brasileiras subiram no ranking em razão de vários fatores, entre eles a expansão do mercado acionário e a valorização do real", diz Gilson Nunes, presidente da empresa no Brasil.

O estudo analisa apenas empresas de capital aberto e leva em conta fatores intangíveis, além do valor de mercado e projeção de crescimento futuro.

O valor da marca, pela metodologia da Brand Finance, equivale a quanto custaria para "alugar" determinada marca. A brasileira mais valiosa é a do Bradesco, que pulou do 43º lugar para a 28º no último ano, com um valor de marca de US$ 18,7 bilhões.

No mundo, o destaque foi para a ascensão do Google e a queda da Coca-Cola. O Google, que no ano passado estava em segundo lugar, alcançou a liderança, desbancando o Walmart.

Com 125 anos de existência, a Coca-Cola saiu da lista das dez marcas mais valiosas pela primeira vez desde que a consultoria começou a fazer o estudo, há sete anos.

Caiu do terceiro para o 16º lugar. "A Coca-Cola e a Nokia (que caiu do 21º para o 94º) perderam cerca de 30% a 40% de valor de mercado nos últimos dez anos", diz Nunes. A Nokia, afirma, perdeu a "capacidade de inovar". Já a Coca-Cola, diz, "está estagnada há uns anos".

Em 2010, a Coca-Cola seguia na liderança do ranking de outra consultoria, a Interbrand. E ocupava o 5º lugar no ranking da Millward Brown. As duas divulgam suas listas em setembro e maio, respectivamente.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn