Empresas utilizam TI como fator estratégico para os negócios

As empresas já não utilizam os serviços de TI (Tecnologia da Informação) apenas como suporte estrutural, técnico e organizacional. Segundo um estudo com CIOs americanos, feito pelo Gartner, há uma tendência nas companhias que troca o papel tático de TI por um estratégico para a gestão de negócios.

Além disso, a pesquisa também concluiu que as empresas com maior componente de inovação apresentam uma tendência maior de adotar áreas de TI com foco em ativos de informações e processos, em relação àquelas que só utilizam como uma forma de obter mais eficiência técnica.

Com o surgimento de novos recursos, é necessário que as empresas garantam que a tecnologia que vão adquirir seja realmente eficaz para suas necessidades e que possa ser utilizada como vantagem competitiva.

Aumento de gastos

Um outro estudo revela que as empresas devem aumentar os gastos com TI no restante deste ano, e nos próximos. No Brasil não é diferente. Segundo uma pesquisa do IDC, dos US$ 491 milhões que os servidores de TI movimentaram no mundo em 2007, o País deteve 1,7% desse total.

No ranking global de serviços de TI, o mercado nacional está em 10º, segundo o IDC, à frente de todos os outros países do BRIC nos investimentos com serviços de TI.

Terceirização

Para garantir que a tecnologia adquirida seja realmente eficaz para atingir os objetivos da empresa, terceirizar os serviços de TI pode ser uma boa saída. Ao contratar um serviço qualificado, a empresa pode tirar de si a responsabilidade e a preocupação com uma área que não é seu produto final.

A terceirização pode possibilitar que o empresário passe mais tempo focado no seu próprio negócio, além de ter custos mais baixos e planejados.

O fato é que nenhum empresário deve deixar o assunto de TI relegado a um segundo plano, pois corre o risco de ver seu parque tecnológico envelhecer e a segurança das informações vulnerável.

Facebook
Twitter
LinkedIn