Empretec será reformulado e mais pessoas terão chance de participar

Procurado por empreendedores de todo o País, o Empretec, curso oferecido há 15 anos pelo Sebrae, que se utiliza de metodologia das Nações Unidas, ganhará nova versão, de seis dias. Atualmente, o seminário é aplicado em nove dias.

Conforme informou a Agência Sebrae, a reformulação atende a uma antiga reivindicação dos empresários. Mais de 100 mil pessoas já cursaram o Empretec no Brasil e, agora, mais aprendizes terão a chance de fazê-lo.

Novo formato

A redução da carga horária se baseou na racionalização da grade da programação sem prejuízo quanto às informações transmitidas, segundo o coordenador do Empretec no Brasil, Ricardo Garcia.

Ele apresentou o novo formato no ano passado, por ocasião de um evento da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), na Suíça.

"A mudança foi aprovada e se tornou um dos modelos internacionais de aplicação do Empretec", conta, ao revelar que países como Gana e Uruguai já procuraram o Sebrae demonstrando interesse no curso com duração de seis dias.

A redução na quantidade de dias decorreu de estudos para verificar a viabilidade da solução. "Mapeamos em nossa grade horária quais atividades poderiam sofrer redução", informa o consultor Renato Santos, facilitador do Empretec no Distrito Federal.

O curso

O Empretec trabalha comportamentos empreendedores. Com uma carga de 80 horas, ele trata da busca por oportunidades, da capacidade de correr riscos calculados, da persistência, do comprometimento e da objetividade no estabelecimento de metas.

Para Garcia, a diminuição de três dias no Empretec será benéfica aos empresários, que não precisarão se ausentar tanto tempo de seus negócios. "Imagine para alguém que administra um pequeno negócio, que muitas vezes precisa se desdobrar em várias funções, ter que ficar nove dias fora da empresa e também afastado de sua família".

O Sebrae realizou sete seminários piloto com a nova carga horária do Empretec, para fazer os ajustes no formato. O curso de seis dias será lançado oficialmente durante o Encontro Internacional de Empreendedores, que acontecerá na cidade de São Paulo, de 18 a 20 de novembro.

O evento integra a Semana Global de Empreendedorismo, data comemorada em 50 países. Até o lançamento oficial, os estados poderão realizar seminários piloto no novo modelo.

Facebook
Twitter
LinkedIn