Encontro ajuda pequenos negócios a vender para o governo

Compra Curitiba vai incentivar micro e pequenas empresas a participar de compras públicas

Quinhentas empresas são esperadas para a primeira edição do Encontro Compra Curitiba, nesta quarta-feira (12), que visa a estimular a participação de micro e pequenas empresas em processos de licitação e compras governamentais. durante o evento, os empresários poderão assistir a palestras relacionadas ao tema e conhecer oportunidades de negócio com o setor público.

O encontro é uma das ações do Programa Compra Paraná, criado com o objetivo de colocar em prática a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que trata, entre outros itens, sobre o tratamento diferenciado que as empresas públicas devem dispensar às micro e pequenas empresas em seus processos de compras. Além de Curitiba, outras 13 cidades também são contempladas com ações do programa, uma realização do Sebrae no Paraná com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e que, na capital, tem o apoio da Agência Curitiba e da Prefeitura de Curitiba.

Serão realizadas as palestras Quais as vantagens e critérios para a micro e pequena empresa vender para área pública e O desenvolvimento local e regional induzido pelo poder de compras públicas e pelos pequenos negócios, ministradas pelo jornalista José Wille e pelo professor Jair Santana, respectivamente.

Os participantes do Compra Curitiba poderão conhecer os formatos de licitação de aproximadamente 20 empresas e órgãos públicos que estarão expondo oportunidades de compras e serviços para micro e pequenas empresas. O consultor do Sebrae no Paraná, Vinicius Milani, explica que o objetivo é encorajar os empreendedores a participar de processos licitatórios.

“A maior parte dos donos de pequenos negócios não participa de concorrências públicas por achar que o processo é muito complexo e burocrático. Queremos derrubar este mito, gerando a aproximação entre as partes, apresentando a quantidade de oportunidades existentes no mercado de compras públicas de Curitiba, mostrando o potencial lucrativo que a modalidade de negócio oferece e ainda preparando o pequeno empresário fornecedor e o comprador público para esse mercado que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa preconiza”, afirma.

A burocracia dos processos licitatórios não será mais desculpa para impedir as micro e pequenas empresas de participarem das concorrências públicas. No encontro, colaboradores da Agência Curitiba vão representar o Programa Curitiba Empreendedora, por meio do Espaço Empreendedor, localizados nas Ruas da Cidadania de Curitiba, onde serão oferecidas capacitações para os empreendedores sobre finanças, vendas, compras e outros, conforme explica o diretor-técnico da Agência Curitiba, Armando Moreira Filho.

“Serão disponibilizadas cerca de 40 oficinas para os empreendedores. Hoje, 99% dos estabelecimentos de Curitiba são micro e pequenas empresas e é fundamental para a cidade que elas se fortaleçam. Vamos mostrar para os empresários que existe uma pré-disposição dos órgãos públicos para comprar dos pequenos negócios”. Os interessados em participar poderão fazer a inscrição no 0800 570 0800 do Sebrae ou no credenciamento no local do evento, a partir das 8 horas. Vale lembrar que o evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Informações Agência Sebrae

Facebook
Twitter
LinkedIn