Encontro é oportunidade para fortalecer relações Brasil-Argentina, diz chanceler

O ministro argentino de Relações Exteriores, Jorge Taiana, afirmou ontem (3) que a visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à nação vizinha é importante, sobretudo, por vir acompanhada de uma proposta empresarial que une os dois países.

Lula chegou a Buenos Aires no início da noite de ontem. Ele participa hoje (4) da cerimônia de abertura de um encontro empresarial com representantes dos dos dois países. A comitiva de 264 empresários brasileiros que acompanha Lula na viagem deve se juntar aos 100 participantes do seminário Argentina-Brasil: uma Aliança Produtiva Chave, a partir das 10h.

Enquanto aguardava a chegada do líder brasileiro no aeroporto da capital argentina, Jorge Taiana ressaltou que a iniciativa de um encontro de Lula com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, possibilita o fortalecimento das relações entre od dois países.

“Acreditamos que, nos colocando em contato um com o outro, facilitando a informação e ajudando a interligar dois extremos, muitas oportunidades de empreendimento comum e de desenvolvimento podem surgir”.

O chanceler argentino lembrou que o encontro, bem como a iniciativa do setor empresarial, já haviam sido discutidos anteriormente – durante a Cúpula de Chefes de Estado da América do Sul e também durante as negociações da Rodada Doha, na Organização Mundial do Comércio (OMC).

“É uma oportunidade muito boa para que o objetivo de fortalecer as relações se torne comum”.

Sobre as negociações da Rodada Doha, ele afirma que Argentina e Brasil “não partilham a mesma opinião” no que diz respeito a assuntos comerciais mas que os temas são “complexos” e devem sofrer alterações.
Taiana evitou falar sobre um possível encontro de Lula e Cristina Kirchner com o o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em solo argentino. Há previsão de que Chávez chegue a Buenos Aires para diálogo com a líder argentina amanhã. De acordo com o chanceler, o governo argentino ainda está “checando horários”.

Facebook
Twitter
LinkedIn