EPAMIG lança livro sobre tecnologias para produção orgânica

 O evento faz parte das atividades da 7ª Semana Nacional do Alimento Orgânico, que pretende divulgar a importância da produção e do consumo de alimentos com sistema de produção agroecológica, com uso responsável do solo, da água e do ar.

O livro é composto por nove capítulos, e os editores técnicos são os pesquisadores da EPAMIG Paulo César de Lima, Waldênia de Melo Moura, Madelaine Venzon, Trazilbo José de Paula Júnior e Maira Christina Marques Fonseca. A publicação pode ser adquirida por R$ 40,00. Os temas abordados são: implantação do Sistema Brasileiro de Regulação do Mercado Orgânico; agricultura orgânica: conceitos, legislação e certificação de produtos; manejo da adubação e de pragas em sistemas orgânicos; controle de patógenos de plantas em cultivos orgânicos; produção de café orgânico, de milho orgânico e de olerícolas; e homeopatia na agricultura orgânica.

No Brasil, a regulamentação do mercado orgânico está em vigor desde o início deste ano, determinando que somente possam ser comercializados produtos orgânicos que tenham o selo brasileiro fornecido pelo sistema de auditoria ou de avaliação participativa de garantia da qualidade orgânica. Nesse sentido, o livro contém informações sobre tecnologias para a produção orgânica, refletindo a demanda crescente da sociedade por uma agricultura livre de resíduos de agrotóxicos e que promova a produção sustentável de alimentos com qualidade. São discutidos resultados de pesquisas recentes e apresentados processos tecnológicos já disponíveis ao produtor.

Facebook
Twitter
LinkedIn