A equipe é a alma do negócio

04|05|2012

Liderar uma empresa exige bem mais do que ser um bom empreendedor ou administrador. O líder precisa de uma equipe de trabalho com a qual realmente possa contar. Um pré-requisito para isso é aprender a transmitir, ouvir, sensibilizar, respeitar, cobrar e motivar. Tudo na dose e tempo certos. Um desafio e tanto.

As empresas que se propõem a prestar um serviço diferenciado devem obter da equipe muito mais do que apenas as horas de trabalho. Precisam conquistar a alma e o coração de cada colaborador. É a partir desta entrega que os diferenciais se revelarão na forma de novas ideias ou na busca permanente de melhorar as atividades rotineiras, com mais agilidade e qualidade.

Não existe uma fórmula padronizada para que a empresa consiga este nível de comprometimento das pessoas. Mas, certamente, quanto mais os colaboradores estiverem próximos dos objetivos finais do negócio, maiores serão as chances de sucesso deste conceito. Boa remuneração, segurança e benefícios não podem ser esquecidos, mas certamente não são somente eles que tornarão uma equipe unida e diferenciada.

As pessoas precisam se sentir efetivamente participantes do processo e, para isso, precisam conhecer o mercado, os clientes, os números da empresa, os demais players etc. Ou seja, os colaboradores precisam ser cobrados a sair da rotina para se desenvolverem e se tornarem pessoas de negócios. Sem essa motivação, a empresa será igual a tantas outras.

Como gestor há 16 anos de uma empresa de tecnologia e serviços, conheço, de fato, a importância de uma equipe diferenciada para a evolução dos negócios. São eles que estão em contato direto com cada processo, problema e oportunidade. Se tiverem a visão ampliada e se sentirem convocados a participar, certamente terão as melhores propostas para cada assunto. Pessoas que não mostram interesse por este papel não têm espaço em nossa equipe.

Para os líderes, sugiro que tragam os colaboradores para dentro do negócio. Não estabeleçam nenhuma meta e não definam nenhuma ação sem contar com a participação de parte representativa da equipe. Desta forma, todos se sentirão responsáveis por qualquer decisão que seja tomada e você poderá dizer que lidera uma empresa diferenciada.

Rafael Rojas Filho é sócio e diretor comercial da Target Solução em Distribuição.

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