Especialista esclarece dúvidas para quem quer investir em franquia

Entre os dias 6 e 8 de outubro acontece uma das 10 maiores feiras de franquias do mundo, a Expo Franchising ABF Rio 2016, no Rio de Janeiro. Em sua décima edição, o evento estima receber mais de 20 mil pessoas e conta com mais de 200 marcas em diversos segmentos, com a expectativa de gerar em torno de 200 milhões em negócios.

Além disso, o público pode assistir a uma série de palestras gratuitas, ministradas por grandes nomes do empreendedorismo, que vão abordar temas como “As etapas essenciais para escolher uma franquia”, “Como escolher e negociar pontos comerciais”, entre outros.

Para André Soares Pereira, diretor do GSPP – Grupo Soares Pereira & Papera, especializado na formatação, comercialização e consultoria de mais de 100 franquias há mais de 20 anos, as expectativas são grandes em relação ao evento. Ele, que já participa há mais de cinco anos, estima um crescimento de 15% comparado ao ano passado. “A Expo Franchising é sempre uma boa oportunidade para esclarecermos dúvidas e ajudar na hora da escolha de uma franquia. E, neste encontro, buscamos adequar o perfil de cada futuro empresário com o mercado que ele deseja investir”, explica André.

André, também autor do livro “Franquia 100% Varejo e Serviços”, prevê um aquecimento maior no setor de franchising para os próximos meses. “O brasileiro tem veia empreendedora e investe no sonho de ter o próprio negócio, por isto, o mercado de franquias é tão atraente, promovendo o empreendedorismo e aprendizado ao mesmo tempo”.

Abaixo, André esclarece cinco dúvidas para quem pretende investir em franchising:

1 É preciso muito dinheiro para abrir uma franquia? 

Não. Atualmente temos franquias com vários valores de investimento, que começam como microfranquias e vão até franquias com valores bem superiores.

2 Sou formado em uma área diferente do negócio que desejo abrir. Isso é um obstáculo? 

Não. O importante é ter um perfil adequado ao negócio que pretende entrar. A franquia deverá treinar o franqueado para operar o negócio.

3 Diante da crise, qual setor é mais indicado investir para correr menos riscos? 

Alguns setores que estão crescendo, mesmo com a crise, são serviços, alimentação, produtos voltados para terceira idade, produtos destinados ao público gay, dentre outros.

4 Quanto tempo demora para ter o retorno do investimento inicial? 

Depende de vários fatores, como o próprio investimento inicial, faturamento, custo de mercadoria vendida (cmv), custos de ocupação.

5 Quero abrir um restaurante, mas não entendo de gastronomia nem gosto de cozinhar. Devo escolher outro ramo? 

Com certeza. Gostar do negócio é extremamente importante para começar a pensar em empreender.  Caso não goste do segmento, recomenda-se investigar outra área para atuação.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn