Estudo sobre energia fotovoltaica revela oportunidades

A cadeia de valor do segmento de energia fotovoltaica representa um mercado com enorme potencial para a atuação de pequenas empresas ao longo das próximas décadas. Um estudo organizado pelo Sebrae em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI) indica que essa cadeia já é a que mais emprega no mundo, com 2,8 milhões de empregos globais e que no Brasil, até 2030, o segmento deve gerar quase 3 milhões de novas vagas diretas e indiretas, a maioria em microgeração de energia.

Ainda com base no mesmo documento, o Sebrae identificou que as oportunidades para os pequenos negócios estão mais fortemente concentradas no segmento de serviços. São 20 diferentes nichos, como: integradores de sistemas fotovoltaicos, serviços de consultoria e assessoria diversos (consultoria ambiental, jurídica, tributária, fundiária, financeira, avaliação de recurso solar, técnica/engenharia, treinamento e capacitação), certificadoras, serviços terceirizados para grandes empresas de operação e manutenção, e editoração. Até 2040, a energia fotovoltaica deve representar 32% da matriz elétrica brasileira, movimentando quase R$ 15 bilhões por ano, conforme dados da Bloomberg.

Esses e outros dados do estudo serão abordados por Cristina Araújo, analista da Coordenação do Macrossegmento Energia do Sebrae, em um workshop e um painel que serão realizados durante a segunda edição do Brasil Solar Power, considerado o principal congresso sobre energia solar fotovoltaica no país. “O Sebrae está atento ao papel estratégico que essa cadeia de valor desempenha para o país e ao potencial que o segmento representa para os pequenos negócios”, comenta Cristina Araújo.

O evento, no Rio de Janeiro, na próxima quarta e quinta-feira (5 e 6 de julho), deve reunir as principais autoridades do setor, além de um público extremamente qualificado. O Sebrae também estará presente no congresso com atendimentos presenciais voltados a empreendedores e potenciais empresários, em um estande montado dentro do espaço do evento.

Facebook
Twitter
LinkedIn