Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Evento discute importância do design como instrumento de inovação na indústria

redacao 10/12/2009
redacao 10/12/2009

Um dos principais debates do Brazil Design Week, evento que reúne empresários e profissionais do setor até o próximo dia 14, será a importância do design para a promoção de negócios, geração de conhecimento e, ainda, como instrumento de inovação na indústria.

A  informação é do coordenador do evento, o vice-presidente da Associação Brasileira de Design (Abedesign), Luciano Deos. A Abedesign é quem promove o Brazil Design Wee, com a parceria da agência do governo de fomento à exportações, a Agência de Promoção de Exportações (Apex Brasil).

“Nos últimos cinco anos, a percepção do design como uma ferramenta estratégica para as empresas cresceu muito de importância. As empresas  estão muito focadas hoje na inovação e procuram se diferenciar  através de produtos ou de serviços”, disse.

Segundo ele, o maior volume de investimentos em design é feito, atualmente, pelas multinacionais brasileiras e grandes organizações, além dos pequenos empreendimentos inovadores. “As empresas já viram que o design é uma forma razoavelmente barata e rápida de inovar, em comparação com a inovação através de tecnologias, que é muito cara. E os empresários estão percebendo que o design não é só uma questão estética,  mas uma ferramenta multidisciplinar, que tem capacidade de gerar  mudança a um custo baixo.”

Deos destacou o perfil do profissional brasileiro nesse segmento, que o diferencia no mercado externo. Segundo ele, o trabalho nacional se destaca por criatividade e linguagem próprias, além da flexibilidade. “O profissional brasileiro consegue entender os mercados e responder com muita velocidade ao que lhe é demandado.”

De acordo com Deos, o Brazil Design Week tem o objetivo de mostrar ao mercado internacional como o mercado brasileiro está maduro. “E fazer um chamamento para a indústria, para que ela dê mais atenção e gere investimento mais permanente e consistente em relação ao design”.

O vice-presidente da Abedesign observou que, para cada dólar num projeto de design, são gerados  US$ 100 em outras atividades na economia. Além de ser fundamental no processo de  fixação de uma marca, disse Deos, o design contribui  também para agregar valor às exportações e para uma maior internacionalização das empresas brasileiras.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.