Evento estimula exportações

Durante a abertura do 150º Encontro de Comércio Exterior, o Encomex, na sexta-feira (4/11), em Belo Horizonte, a diretora-técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, falou sobre os esforços da instituição para impulsionar a participação das micro e pequenas empresas nas exportações.

O setor representa 59% do total de empresas exportadoras do Brasil e o volume exportado não chega a 1% do total nacional. “Isso se explica por razões diversas, como problemas de gestão, elementos culturais, gargalos burocráticos e até pela barreira da língua”, elencou a diretora.

Cabe aos órgãos de apoio impulsionar os elementos que determinam o que a diretora chamou de “círculo virtuoso” do comércio internacional. Segundo ela, o Sebrae trabalha, em todo o país, para criar condições de competitividade para as micro e pequenas empresas nos mercados nacional e internacional, com destaque para as consultorias tecnológicas do programa Sebraetec, voltadas para a adequação às exigências do mercado.

Também foram lembrados os produtos de alto valor agregado, como os cafés especiais e a cachaça. Neste contexto, as ações do Sebrae na área de propriedade industrial trazem resultados imediatos. “São as denominações de origem, ferramenta fundamental para a competitividade da cadeia de alimentos”. Outro avanço importante é a regulamentação da figura do operador logístico internacional, que poderá fazer todo o processo de exportação para o empresário, um dos procedimentos previstos no Simples Internacional. “Já começamos as negociações com a Argentina nesse novo modelo”, adiantou.

O 150º Encomex, realizado na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), é uma ação da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e integra o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que tem o objetivo de ampliar a participação das empresas brasileiras no mercado internacional. O Sebrae é uma das 16 entidades nacionais executoras do PNCE. A programação inclui painéis sobre inteligência comercial, adequação de produto, promoção comercial, crédito e financiamento, dentre outros.

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