Evento mobiliza startups em mais de 40 cidades

 O Sebrae promove neste sábado (7) a maior mobilização simultânea de startups do país. Mais de 40 cidades de 20 estados brasileiros já confirmaram a participação na terceira edição do Startup Day, evento que permite a interação e a troca de experiências entre empreendedores interessados em negócios e inovação. Nesta edição, aproximadamente 20 mil pessoas devem participar das atividades.

“É a maior mobilização desse tipo no Brasil e, com essa iniciativa, queremos promover, estimular e fortalecer o ecossistema de soluções inovadoras e inteligentes”, diz a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. Os participantes também vão conhecer a experiência Sebrae Like a Boss de atendimento a startups nos estados. Os empreendedores participarão de ações que vão desde momentos de troca de experiências (palestras, debates, encontros) e atividades práticas (workshop, oficinas, treinamentos) até encontros (meetups) com os principais atores do ecossistema.

Cada uma das cidades participantes terá uma programação focada em suas necessidades, de acordo com a demanda local. Em todo o país, as palestras serão feitas por voluntários em espaços selecionados por 20 unidades do Sebrae nos estados. Esta edição terá cerca de 300 horas de conteúdo e 120 parceiros envolvidos, além de 200 palestrantes e debatedores. Diversas atividades terão transmissão on-line. Confira as programações dos municípios no endereço www.sebrae.com.br/startupday. 

Bootcamp 

Durante o evento, empreendedores de 264 startups vão se reunir em 14 capitais brasileiras no próximo dia 7 de outubro. Os encontros, mais conhecidos como bootcamps regionais, fazem parte do II Ciclo/2017 do Programa InovAtiva, que visa à aceleração de crescimento de empresas em vários segmentos. O programa é uma iniciativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e conta com o apoio do Sebrae na realização e da Fundação Certi na execução.

Os bootcamps são espaços específicos para capacitações e treinamentos rápidos, com atividades intensivas. Nessa edição, estarão presentes 415 empreendedores, que durante todo o evento vão contar com o apoio de 157 mentores, distribuídos em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Conceito 

Startup significa um grupo de pessoas iniciando uma empresa, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza. Além disso, a palavra sempre foi sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento. No Portal do Sebrae, é possível pesquisar várias informações sobre essa tendência e dicas de como tirar uma ideia do papel e transformá-la em uma startup. Em 2017, o Sebrae espera realizar cerca de 1.950 atendimentos a startups, frente aos 1.600, em 2016.

“A velocidade de crescimento desses negócios é uma forte característica das startups. Isso porque as soluções criadas por elas têm, necessariamente, capacidade de serem reproduzidas e multiplicadas rapidamente, ou seja, têm escalabilidade”, esclarece Heloisa Menezes.

Facebook
Twitter
LinkedIn