Extratos da Terra: respeito à natureza para se destacar no ramo de cosméticos

Uma preocupação constante da Extratos da Terra, empresa do ramo de cosmético com sede em Palhoça (SC), desde que começou, é com a natureza. Todo o sistema de produção da Extratos da Terra é feito de modo a não agredir e de preservar o meio ambiente. Os resíduos da indústria são enviados a empresas especializadas onde é feito o tratamento e o descarte. Já os materiais reciclados são doados ou vendidos a empresas da região. Junto à indústria foi montada uma estação para o tratamento da água utilizada. Essa água é devolvida ao meio ambiente com 99% de pureza. A empresa conquistou o selo Ëco-Friendly (Amigo da Natureza) pela produção da linha Pro Vegetal, que são produtos 100% vegetais e biodegradáveis.

Joel de Souza explica que a Extratos da Terra nasceu da sua percepção que o mercado necessitava de uma empresa de cosméticos que valorizasse os recursos naturais e ao mesmo tempo inovasse em tecnologia e ativos até então não utilizados. “Criamos uma empresa com o DNA da inovação para proporcionar o bem das pessoas”, esclarece. O fundador, e hoje principal dirigente da Extratos da Terra, acredita que o fortalecimento da empresa é fruto do trabalho e do comprometimento de fazer produtos de alta qualidade. “Prova disso são os milhares de profissionais de todas as áreas ligadas à saúde e à beleza que usam e comprovam a eficácia dos produtos da marca”, sustenta Joel.

A forte aposta da Extratos da Terra na inovação, na tecnologia e na qualidade final dos seus produtos já abre portas em diferentes países que são exigentes no mercado de cosméticos, entre eles os Estados Unidos, Japão e Suíça. “Ninguém consegue entrar e se manter em mercados internacionais se não tiver diferenciais e qualidade garantida”, sustenta Joel.

Num recente encontro em Florianópolis com os distribuidores dos produtos da Extratos da Terra em todo o Brasil, Joel Aterino lançou um desafio: crescer cinco vezes nos próximos cinco anos. “Esse é o momento ideal para a empresa dar esse salto. Temos produtos de alta qualidade, uma marca forte e um grande mercado ainda para ser conquistado”.

Luiza Steinmetz de Souza, filha do Joel, hoje com 23 anos, já trabalha na Extratos da Terra e vem sendo preparada para comandar os novos rumos da empresa. Ela ressalta a paixão com que os profissionais de beleza e de estética, e também clientes, falam da empresa e dos seus produtos. “Os profissionais e os clientes não apenas gostam da Extratos da Terra. Eles amam a empresa, os produtos, a marca. Trabalhar assim, tudo fica mais fácil”, avalia.

Retorno em três meses

Virginia Reck é dona de uma boutique de cosméticos em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e basicamente trabalha com os produtos da Extratos da Terra. Ela deixou o emprego numa concessionária de máquinas na cidade, em março do ano passado, e resolveu montar a sua própria empresa, depois de um encontro com o empresário Joel Aterino de Souza. “Fui recebida diretamente por ele, pelo próprio dono. Esse encontro me marcou muito e me deu confiança para apostar na Extratos da Terra.”

Virginia está muito contente pelo rápido crescimento da sua empresa e também pela grande aceitação dos produtos que revende. Já trabalha com três fisioterapeutas e promove seguidos cursos e demonstrações dos produtos. Ela projetou investir recursos próprios durante todo o primeiro ano. “Já no terceiro mês de funcionamento, consegui manter a loja com o seu próprio movimento”, afirma.

Empresa de bem-estar

Maria de Fátima Meda Losso tem uma loja e uma distribuidora de cosméticos e outros produtos de estética e beleza em Curitiba. Já completou 18 anos de atividades. Trabalha na maior parte com os produtos da Extratos da Terra. Conta com três vendedoras, um gerente, uma técnica em estética e uma responsável pelo financeiro.

Formada em serviços socais, trabalhou em grandes empresas. Aos 35 anos, fez um curso de estética no Senac, antes de abrir a sua própria empresa. “Acho que tomei a decisão correta. Construi uma empresa que todos têm o prazer de trabalhar e o que buscamos é levar o bem-estar para outras pessoas”, avalia.

A maior concentração das vendas ocorre para profissionais de beleza e estética de Curitiba. Mas as clientes desses profissionais também acabam comprando diferentes produtos para aplicar em casa. “Essa receita também é importante. Se cobrir os custos fixos de quem revende já é um bom negócio”, avalia.

 

Leia também:

Empresa de cosméticos aposta na inovação para conquistar mercado

Facebook
Twitter
LinkedIn