Faculdades implantam disciplina de Empreendedorismo

Dois centros universitários da capital piauiense, a Faculdade Adelmar Rosado e o Centro Universitário Uninovafapi, implantaram a disciplina de Empreendedorismo em seus cursos que beneficiará cerca de 500 estudantes, a partir deste semestre. A iniciativa é uma ação do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae.

A disciplina Empreendedorismo pode ser ministrada em qualquer curso universitário e está estruturada em três módulos, com duração de 20 horas/aula cada, totalizando 60 horas de aplicação com os alunos.

No primeiro módulo, o estudante aprenderá conceitos e teorias sobre empreendedorismo e as características do comportamento empreendedor. Já no segundo módulo, o aluno terá acesso a informações sobre análise de mercado e oportunidades. No terceiro momento, será apresentado ao universitário o passo a passo de um plano de negócios.

No desenvolvimento de competências empreendedoras é destacada a valorização dos processos educacionais que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões. O objetivo é estimular no estudante o desejo de buscar mudanças, reagir a elas, inclusive explorá-las como oportunidades de negócios.

O objetivo dessa disciplina é estimular o desenvolvimento da cultura empreendedora entre os alunos, além de incentivar a autonomia, a autoestima, a segurança e a ação orientada para resultados desejados, individual ou coletivamente, seja qual for a área de formação e a carreira que se pretende seguir”, afirma a gestora do Programa Educação Empreendedora do Sebrae no Piauí, Esther Kellirany.

A metodologia é semiaberta, propiciando que cada instituição e professor direcionem a abordagem proposta pela disciplina de Empreendedorismo para sua realidade cultural e social, aprimorando e ampliando as vivências propostas.

O Programa de Educação Empreendedora tem como objetivo ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos de alunos do ensino fundamental, médio, técnico e superior.

É executado junto aos professores e alunos em dois eixos principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho.

Para repassar os conhecimentos aos seus alunos, os docentes passam por capacitação com carga de 24 horas, realizadas em dias sequenciais. Nesse treinamento, os professores conhecem a metodologia da disciplina de Empreendedorismo e vivenciam algumas das atividades propostas para aplicação junto aos alunos.

Outros programas

Para estudantes do ensino fundamental, o Sebrae tem o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP. Cada ano dessa fase escolar possui um material específico sobre temas relacionados ao empreendedorismo. As apostilas têm linguagem adequada à idade dos alunos. São ilustradas, coloridas e construídas de tal forma que se constituem em material de leitura, elaboração, registro e fundamentação, tanto para os estudantes quanto para os professores.

Para estudantes do ensino técnico, existe o Pronatec Empreendedor, que prevê a inclusão de conteúdos sobre empreendedorismo nos cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec, criado pelo Governo Federal. Os estudantes serão preparados para entender melhor o mercado de trabalho, identificar os diversos tipos de empreendedorismo e desenvolver atitudes empreendedoras.

Informações Agência Sebrae

Facebook
Twitter
LinkedIn