Hospitalar 2018 apresentará games interativos para brinquedotecas e salas de espera

Inúmeros estudos já comprovaram: o brincar tem apelo terapêutico. E garantir ambientes que promovam a interação e o bem-estar das crianças é um dos desafios de gestores na hora de investir em brinquedotecas e salas de espera. Na Hospitalar 2018, feira voltada ao segmento que acontece de 22 a 25 de maio em São Paulo (SP), a Playmove traz um novo conceito que alia diversão e tecnologia para estes espaços. A startup estreante no evento apresenta a PlayTable, mesa digital interativa com um amplo portfólio de games educativos que também apoiam no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. “Quando lançamos nosso produto, tínhamos como foco apenas a educação, seja ela regular ou especial, já que diversos jogos foram desenvolvidos para apoiar o fortalecimento de questões como concentração, coordenação e raciocínio lógico. Porém a procura por ambientes hospitalares cresceu significativamente, o que nos fez perceber e investir também nesta área. Unimos tecnologia e interatividade para a saúde”, diz Marlon Souza, CEO da Playmove.

Uma pesquisa do Instituto Desiderata realizada em 2017 avaliou os impactos de um espaço lúdico dentro de hospitais no tratamento das crianças. O estudo realizado em 37 entidades da rede pública de saúde mostrou que mais de 18% dos participantes afirmam que o esse tipo de ambiente tem peso determinante para a melhor aceitação e resultado do tratamento. Marlon destaca que muitas pessoas ainda têm receio em relação ao uso de brinquedos em hospitais ou consultórios. “Ao adotar uma brinquedoteca o empreendimento mostra justamente o contrário e traz os benefícios das atividades lúdicas para a rotina. A família – e a própria criança – perceberão que é possível criar um ambiente mais leve e que saúde tem tudo a ver com isso também”, salienta.

Entre os locais que já utilizam a mesa digital estão o Hospital Santo Antônio, de Blumenau (SC), na rotina de pedagogia hospitalar, a Rede D’Or e a AACD, para educação e entretenimento. Entre as características da PlayTable está a tecnologia infrared, que transforma a tela em uma superfície sensível a vários toques e facilita o uso por crianças com dificuldades motoras ou uso de cateteres, soros, curativos e outros materiais hospitalares. Possui ainda design anatômico e tela full HD de 21 polegadas. O portfólio de jogos apoia no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas e a estrutura não conta com peças pequenas ou que se soltam facilmente. É fácil de limpar e pode ser higienizada com produtos hospitalares comuns, mantendo a segurança do ambiente.

Outro exemplo de utilização do produto é no tratamento de crianças com deficiências motoras ou cognitivas. Em Minas Gerais a fonoaudióloga Geórgia Pereira Nejaim incluiu os games na rotina de consultas de pacientes com paralisia cerebral. A aceitação do tratamento, além da melhoria na concentração e na coordenação são os benefícios destacados pela profissional. Criada para aliar tecnologia, educação e diversão, a PlayTable é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar que pode ser utilizada por crianças a partir dos três anos de idade.

Os jogos são criados com base nas matrizes curriculares e desenvolvem habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de conteúdos como alfabetização, matemática, ciências, artes, história, entre outros. A estrutura é segura e simples, o que permite que as próprias crianças façam o uso do equipamento sem a necessidade da intervenção de adultos. Graças à tecnologia empregada no produto, ele é recomendado para utilização em programas de inclusão com crianças com dificuldades psíquicas e motoras.

Facebook
Twitter
LinkedIn