Empreendedor - negócio criativos, inovadores e rentáveis

EMP 261 site Última edição Edição 261 December 2016 Assine

Feira do Empreendedor abre portas para empresas

redacao 27/02/2012
redacao 27/02/2012

Com periodicidade bianual, eventos já reuniram mais de 12,6 mil empresas e 1,9 milhão de visitantes desde 1992

A participação na Feira do Empreendedor de Belém (PA) em 2010 fez as vendas do empresário Eduardo Arima crescerem dez vezes em apenas dois anos. Criada em 2009, a Ytchie Comércio de Peças e Acessórios deu um salto após participar do evento, onde o empreendedor conheceu pessoas que se tornaram distribuidores e representantes de seus produtos em outros estados. Atualmente, há 16 pessoas em nove estados diferentes que revendem os aparelhos Biomagnetizer, um energizador biomagnético que ajuda a reduzir o consumo de combustíveis em veículos e de gás de cozinha.

A empresa comercializa hoje cerca de 500 aparelhos por mês. “A Feira do Empreendedor abriu muitas portas. Conheci muita gente que se tornou representante e por causa dela tive a oportunidade de participar de outras feiras, que me ajudaram a fechar ainda mais negócios”, conta o empresário.

Eduardo é um dos 12,6 mil empresários que expuseram seus produtos nas Feiras do Empreendedor nos últimos 20 anos. Mais de 1,9 milhão de pessoas visitaram os eventos. Promovidas pelo Sebrae, as feiras são realizadas de dois em dois anos, alternadamente, nos estados. Em 2012 serão 14 edições. O objetivo é apresentar produtos e serviços para donos de micro e pequenas empresas e para quem planeja abrir um negócio próprio. No local são realizadas palestras, consultorias, seminários, cursos, rodadas de negócios, além de exposições em estandes. A participação permite aos empresários conhecer novas tecnologias e ideias de negócios, além de aprender sobre formas de gestão e trocar informações com concorrentes.

A pernambucana Andréa Mesquita participou, em 2008, da Feira do Empreendedor de Pernambuco, em Caruaru, com a intenção de buscar ajuda para montar um empreendimento. Com o trauma de dois negócios fracassados, Andréa foi aconselhada a abrir um negócio em um ramo em que tivesse algum conhecimento e a não se aventurar em novos mercados, como havia feito anteriormente. Como trabalhou por oito anos em uma empresa promotora de eventos, optou por esse segmento. A Dedik Eventos completou três anos em janeiro, com um quadro de cinco funcionários fixos e 40 prestadores de serviços. Por mês, promove cerca de 20 eventos em todo o estado e em breve Andréa vai abrir uma filial em João Pessoa (PB).

“Antes de participar da feira, pensava em abrir uma franquia. Foram os consultores do Sebrae que me aconselharam a abrir a empresa de eventos. A feira foi decisiva para mim, pois os negócios estão indo muito bem”, comemora. “Eu nunca tinha procurado o Sebrae para me ajudar com as duas empresas que tive anteriormente. Agora, estou constantemente me atualizando por meio de cursos e capacitações”, completa.

A participação em várias edições da Feira do Empreendedor do estado da Paraíba rendeu vários negócios ao empresário Luiz Henrique Brito, dono da Integrativa Soluções de Tecnologia da Informação. Criada há 12 anos, a empresa já foi exposta em quatro edições da feira e em cada uma delas foram fechados novos contratos, segundo ele. Hoje, o empreendimento, que possui dez funcionários fixos, atua em 15 estados diferentes com o desenvolvimento de tecnologias para as empresas controlarem seus processos, fluxos e no desenvolvimento de sites. “A participação ajuda a reforçar a marca”, resume.

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.