FGV: satisfação do consumidor sobe a nível recorde

A satisfação do consumidor em relação a sua situação financeira atingiu em junho patamar recorde, e alcançou o melhor nível desde setembro de 2005. Ao mesmo tempo, o brasileiro melhorou sua confiança em relação à trajetória da economia nos próximos meses. As análises partiram da Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar hoje o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que subiu 2,3% em junho ante maio.

Segundo a FGV, a parcela de consumidores entrevistados para cálculo do ICC que consideram a situação atual de suas finanças familiares como boa aumentou de 27,2% para 30,4% de maio para junho; já a dos que a julgam ruim diminuiu de 10,1% para 10,0%, no mesmo período. Este foi o melhor desempenho para este tópico desde o início do ICC, em setembro de 2005.

Já as expectativas em relação à situação da economia nos próximos meses melhoraram em junho contra maio – sendo que, no mês passado, este tópico apresentou o pior resultado desde março de 2009. Este tópico foi o que mais contribuiu para a alta do ICC em junho. A FGV informou que a parcela de consumidores entrevistados que preveem melhora subiu de 21,4% para 25,5% de maio para junho; já a dos que esperam piora diminuiu de 21,6% para 19,4%, no período. O universo de pesquisados do ICC abrange amostra de mais de 2.000 domicílios no País, pesquisados entre os dias 1º e 20 junho.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn