Fintech gera linha de crédito de baixo custo para pequenos negócios 

Uma das principais queixas enfrentadas por quem dirige empresas de pequeno e médio porte, as chamadas PMEs, é encontrar uma boa fonte financeira para ter capital de giro a taxas mais acessíveis. Antecipar recebimentos tem sido uma aposta e uma maneira de melhorar o fluxo de caixa. Na outra ponta, quem tem capital disponível para investir precisa driblar o desafio de encontrar alternativas rentáveis para superar os ganhos dos investimentos em fundos e na poupança. Com a queda histórica da taxa Selic em 6,50%, mantida pela terceira vez seguida pelo Banco Central, as empresas estão tendo que reinvestir e repensar seus investimentos.

O rendimento da poupança, considerando a taxa fixada da Selic ao ano, é mais atraente em comparação aos ganhos da maioria dos fundos de renda fixa, que operam com taxas acima de 1%, de acordo com a Anefac – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Na casa dos 0,37% ao mês, a remuneração da poupança equivale a 70% da Selic.

Mas, é possível superar essa marca e quadriplicar o valor da aplicação? A resposta é sim. Com o propósito de beneficiar compradores e fornecedores, a Antecipa, fintech de tecnologia, criou uma plataforma integrada à área de Contas a Pagar das corporações, operando um marketplace de antecipação de recebíveis. O retorno nas negociações chega a 400% a mais que o CDI.

A startup, fundada por Camilo Telles, nasceu após o executivo perceber que se perdia muito dinheiro nas negociações, ou apenas um lado levava vantagem nesse tipo de transação. “Oferecemos uma margem de retorno muito maior do que uma aplicação feita no bancário, por exemplo. É uma solução integrada ao ERP – Enterprise Resource Planning, que permite às grandes empresas, com caixa líquido, fazerem o uso inteligente do capital por meio da antecipação de pagamentos dos próprios fornecedores. Desta forma, é uma alternativa às aplicações de curto prazo para o comprador e uma linha de crédito de baixo custo para o fornecedor.”, diz Telles.

Com o uso de algoritmos, as taxas de desconto variam e não contam com a participação do banco, já que as negociações são livres na plataforma, possibilitando descontos maiores para os dois lados. Telles conta que já são mais de 200 fornecedores que se beneficiam no mercado, à medida que antecipam pagamentos na faixa de R$ 500,00 ao dia, o que seria impossível ou muito caro no sistema bancário convencional.

“O spread bancário brasileiro é o maior do mundo. A Antecipa tem 3 mil empresas cadastradas atualmente na plataforma. Desses, em média, 300 antecipam seus recebíveis toda semana. A meta é atender mais de 10 mil empresas até o final de 2018 que, automaticamente, podem antecipar pagamentos dos seus fornecedores pela plataforma, tendo uma margem de retorno muito maior”, finaliza. www.antecipa.com

Facebook
Twitter
LinkedIn