Firmada parceria para incentivo à produção de carne com responsabilidade ambiental

 
A Marfrig Alimentos e a Alianza del Pastizal firmaram parceria para incentivo à preservação ambiental na pecuária, durante o II Encontro Técnico da Apropampa, dias 27 e 28 de maio, na Embrapa CPPSul, em Bagé (RS), que teve como tema “O papel das indicações geográficas na produção de carne diferenciada”.

A parceria objetiva a conservação dos campos nativos do pampa gaúcho, com iniciativas de preservação da vegetação nativa e cuidado com os animais que vivem naquele ecossistema. “Além disso, estamos trabalhando para que as propriedades integrantes do Programa Marfrig Club sejam certificadas pela Alianza Del Pastizal, o que proporcionará mais credibilidade internacional ao programa”, ressalta Mathias de Almeida, gerente de sustentabilidade da Divisão Bovinos Brasil do Grupo Marfrig.

O trabalho conjunto entre Marfrig e Alianza Del Pastizal também disseminará os conceitos da pecuária rentável e sustentável, incluindo monitoramento de desmate e valorização da conservação do meio ambiente, sendo esses os temas abordados por Mathias Almeida durante palestra realizada no II Encontro Técnico da Agropampa. Em sua apresentação, Almeida destacou a importância da sustentabilidade na produção de carne bovina, focando, na área industrial, os sistemas de gestão integrados e a gestão da água. A Marfrig é a primeira indústria de carne bovina do Brasil a adotar as quatro principais certificações ISO 14000 (Gestão Ambiental); ISO 22000 (Segurança do Alimento); OHSAS 18000 (Gestão da Saúde e Segurança) e SA 8000 (Responsabilidade Social) no seu sistema de gestão.

O II Encontro Técnico da Agropampa é promovido pela Associação dos Produtores de Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (Apropampa), Embrapa Pecuária Sul e Alianza del Pastizal e pretende divulgar a indicação de procedência da carne da região entre os produtores e fomentar o conceito da sustentabilidade na pecuária em outras regiões do Rio Grande do Sul.
A Alianza Del Pastizal é uma iniciativa de diferentes organizações voltadas à conservação do meio ambiente nos quatro países que compartilham o bioma Pampa: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Facebook
Twitter
LinkedIn