FMI eleva projeções de crescimento do Brasil para 4,8% neste ano

O FMI (Fundo Monetário Internacional) revisou as previsões de crescimento do Brasil em 2008 para 4,8%, frente à estimativa de outubro de 2007, de 4%. Já para 2009, o avanço esperado é de 3,7%.

Enquanto o relatório "Panorama Econômico Mundial" divulgado nesta quarta-feira (9) reduziu as estimativas de expansão de grande parte das economias mundiais, as projeções para o Brasil aumentaram devido principalmente às quedas sustentáveis nas taxas de juro reais e fortalecimento do mercado de trabalho.

No ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 5,4%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cabe lembrar ainda que as estimativas do fundo estão acima da mediana das projeções levantadas pelo último relatório Focus, que ficou em 4,6% para o final deste ano.

Outras perspectivas

Contudo, o FMI ressalta um cenário inflacionário mais preocupante, com o encarecimento dos preços de energia e dos alimentos, que levou o Banco Central a conter a flexibilização da política monetária.

De acordo com o relatório do FMI, o Brasil deve fechar 2008 com uma inflação de 4,8%, acima da medida no ano passado, que foi de 3,6%. Para o ano que vem, a inflação deve apresentar leve desaceleração, com as estimativas ficando em 4,3%.

Ademais, as projeções ainda apontam que o déficit em conta corrente será correspondente a 0,7% do PIB, frente a um superávit de 0,3%, alcançado em 2007.

Facebook
Twitter
LinkedIn