Formalização facilita contato de empresário com fornecedor

Depois de trabalhar como porteiro em uma empresa privada da capital baiana, Ronaldo Teixeira decidiu que era hora de ter o próprio negócio. “Não queria mais fazer escada para os outros subirem. Tinha que fazer algo para mim”. Com o incentivo e a orientação da esposa, Ana Sueli Santana, ele deu o primeiro passo ao buscar ajuda do Sebrae na Bahia. “Eu já tinha participado de cursos do Sebrae e, por isso, decidi que começaríamos por lá, legalizados, para dar tudo certo”, relembra Ana.

Ronaldo se formalizou na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) e, em outubro de 2012, abriu as portas da bomboniere e sorveteria, no bairro de Periperi. Driblando as dificuldades do início, como a conquista de fornecedores e clientes, Ronaldo e Ana aproveitaram a vantagem de possuírem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) para comprar mercadorias a um preço reduzido. “Se um doce custa R$ 1,50, sai por R$ 1,20 para nós”, conta Ana. A estratégia ajudou o casal a ter preços competitivos.

Como MEI, Ronaldo vê vantagem também na cobertura da Previdência Social, que oferece benefícios como aposentadoria e auxílio-doença. “É muito bom a pessoa poder pagar seu INSS. A gente se organiza para não atrasar nada”. Os bons frutos que o negócio está gerando fizeram com que o casal indicasse a legalização aos amigos e familiares que estão na informalidade. “Minha cunhada tem um bar e eu já conversei com ela para se registrar como MEI”, revela Ana.

Com a autoestima elevada e planejamento constante, a visão futura do casal é de ampliar o negócio e, até mesmo, alugar outro ponto para ser uma lanchonete. “Depois que você sobe um degrau, a vontade é só de subir”, emociona-se Ana. Tudo isso, segundo ela, sem perder as oportunidades de investir na capacitação. “Esse ano eu já vou começar a fazer os cursos do Sebrae”, completa.

Ronaldo Teixeira já fez a Declaração Anual de Faturamento, obrigação que todo microempreendedor individual deve cumprir no início do ano. Na Bahia, mais de 190 mil MEI registrados até dezembro de 2012 devem entregar a Declaração até 31 de maio. Os interessados podem procurar orientações nos Pontos de Atendimento do Sebrae para o preenchimento do documento ou acessar o site www.portaldoempreendedor.gov.br.

Para fazer a declaração é necessário apresentar um relatório de receita bruta ou a relação do faturamento registrado até dezembro do ano passado. Se tiver emitido notas fiscais, basta levar o canhoto ou a segunda via dos documentos. “Para facilitar o processo é importante ter as informações corretamente anotadas referentes aos recebimentos com vendas ou prestação de serviços realizados no ano passado”, explica o analista do Sebrae na Bahia, Michel Lima.

Facebook
Twitter
LinkedIn