Franchising premia suas melhores práticas sustentáveis

 Na noite de 26/5, as franquias com as melhores práticas de responsabilidade socioambiental serão premiadas na 5ª edição do prêmio ABF-Afras Destaque Responsabilidade Social 2011. A cerimônia acontece no Buffet Mansão Cidade Jardim, em São Paulo.

O prêmio, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pela Associação Franquia Sustentável (Afras), seu braço de responsabilidade social, recebeu 34 projetos de 22 marcas, entre franqueadas e franqueadoras.

Eles concorrem em seis categorias. A grande novidade desta edição é a categoria Fornecedores. Surgiu para estimular as empresas fornecedoras a adotarem o modelo de gestão socialmente responsável, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Serão premiadas as empresas fornecedoras que mais se destacaram com ações, projetos ou programas de Responsabilidade Social Empresarial.

Além da nova categoria, o Prêmio conta com as seguintes premiações:
Franqueador Máster (acima de 200 franqueados), Franqueador Sênior (de 61 a 200 franqueados), Franqueador Pleno (até 60 franqueados), Franqueados (neste caso, pode participar qualquer uma das cerca de 800 marcas associadas à ABF) e Jornalismo, que tem o objetivo de apontar duas reportagens da mídia impressa ou mídia online, sobre responsabilidade social e sustentabilidade no setor de franquias ou de pequenas empresas, publicadas ao longo de 2010. Concorrem 18 reportagens de importantes veículos impressos (jornais e revistas) e seis de sites jornalísticos de relevância nacional.

“As empresas já estão percebendo que a responsabilidade social e a sustentabilidade são cada vez mais diferenciais para conquistar o novo consumidor. É por isso que, a cada ano, o Prêmio serve não apenas para destacar as melhores ações no assunto, mas para inspirar as marcas do franchising que ainda não sabem por onde começar”, analisa Claudio Tieghi, presidente da Afras.

A Afras conta hoje com 69 marcas associadas. “A Associação assume, cada vez mais, o papel de conscientizar, orientar e educar todo o setor. Ficamos satisfeitos com a preocupação das marcas na adequação ao cenário de crescimento expressivo que o franchising apresenta. O aumento da participação das marcas no Prêmio é um indicativo de que o setor está alinhado com as tendências”, acredita Eleine Bélaváry, diretora executiva da entidade.

As empresas participantes são:
O Boticário, Purific Brasil, Yázigi, Depyl Action, Imaginarium, Sorridents, Spoleto, Vita Derm, Lego Zoom, Touch Watch, Trópico, Água Doce, Bit Company, Cebrac, Click Sushi, CNA, Microlins, SOS Educação Profissional, Wizard, Antilhas, AMBEV, Visa.

 

Jurados:

Para avaliar as categorias Fornecedor, Franqueador e Franqueado, o corpo de jurados do 5º Prêmio ABF-Afras Destaque Responsabilidade Social foi composto pelas instituições – ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Fundação Getúlio Vargas – Centro de Excelência em Varejo, Fundação Espaço ECO – BASF, GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, GPTW – Great Place to Work, Fundação Itaú Social, IBAs (Instituto Brasileiro do Ambiente Sustentável), NEF (Núcleo de Estudos do Futuro) e Sebrae/RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Para a categoria Jornalismo, participaram do corpo de jurados: Diário do Comércio, Idéia Sustentável, Editora Lamonica Multicanal, DFREIRE Comunicação e Negócios, PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios e BrandWorks.

Facebook
Twitter
LinkedIn