Franquia Casa do Construtor conquista Prêmio ECO 2011

A Casa do Construtor – rede composta por 120 franquias distribuídas por 20 estados brasileiros, que oferece locação de equipamentos para a construção civil – receberá no dia 2 de dezembro, na Câmara Americana do Comércio, em São Paulo, o Prêmio ECO 2011, na categoria Elis (Estratégia, Liderança, Inovação e Sustentabilidade), subcategoria ‘pequeno e médio porte’. “Nosso trabalho contínuo de sustentabilidade na gestão da empresa possibilitou a inscrição neste tradicional Prêmio. Estamos nos sentindo muito recompensados”, revela Margarete Elias, representante do Comitê de Responsabilidade e Inovações da Casa do Construtor.

Ao todo, o Prêmio recebeu mais de 100 projetos em categorias distintas. A Casa do Construtor compartilhou seu projeto de responsabilidade social relacionado à segurança no trabalho na construção civil. Periodicamente, a rede ministra palestras sobre normas de segurança (NR18) e utilização de equipamentos nas obras e reformas. As palestras são gratuitas e, durante elas, são distribuídos livros sobre o tema editados pela rede. A ação acontece em parceria com o Instituto Trabalho e Vida e é destinada aos franqueados e seus clientes.

Outra ação que reforçou a concessão do Prêmio à Casa do Construtor é voltada ao meio ambiente. O óleo utilizado nas máquinas de todos os equipamentos são direcionados a órgãos competentes e regulamentados que o recolhem e descartam corretamente – impedindo a poluição do meio ambiente. A limpeza de equipamentos também mereceu especial atenção. Segundo Margarete, as lojas possuem uma caixa de retenção que separa o líquido do sólido, impedindo que substâncias químicas sejam despejadas no esgoto. “Temos parceria com as prefeituras para o reaproveitamento de resíduos sólidos”, conta.

A rede participa também do projeto Franchising de Baixo Carbono da AFRAS – Associação Franquia Sustentável. “Fizemos um inventário da emissão de gases em cinco lojas da rede. Em parceria com o Instituto Sócio Ambiental, fizemos o plantio de árvores na região do Xingu para compensação”, revela Margarete.

Levantando indicadores de sustentabilidade desde 2008, a rede Casa do Construtor pretende dar continuidade aos projetos que visam a um mundo sustentável. “Acreditamos tanto na importância de manter processos sustentáveis que, em 2012, o tema escolhido para pautar o nosso trabalho é ‘Construindo um Horizonte Sustentável’ ”, finaliza.

Facebook
Twitter
LinkedIn