Franquia de alimentação saudável cresce 120% após investir mais no bem-estar

Com oito lojas em operação, sendo quatro franquias na cidade do Rio de Janeiro, a VEG+, rede de franquias com foco em alimentação saudável e consciente, já atuava no mercado de produtos naturais há cerca de 30 anos, sem nenhum destaque. Após investir em uma consultoria especializada no segmento de alimentação natural, a proposta da empresa foi reformulada, nascendo assim a Veg+. Construída sobre uma nova consciência alimentar, bem como filosófica e de responsabilidade social e ambiental, a VEG+ viu um crescimento substancial acontecer em seus negócios e, com esse novo fôlego, prossegue com seu plano de expansão. A projeção da marca é abrir mais seis unidades ainda no primeiro semestre deste ano, contando com crescimento de 120% no faturamento, em relação a 2017.

Essa perspectiva altamente positiva é sustentada pelos diferenciais da empresa. Segundo o diretor da VEG+, Alexandre Tito, a marca surgiu com uma forte filosofia, o que a diferencia das demais no mercado. “Acreditamos que isso pode ser mais um dos motivos que nos impulsionam ao sucesso. Nossa preocupação não é somente em oferecer uma alimentação de qualidade e saudável, mas buscamos também o bem-estar de uma maneira mais abrangente, alimentando o corpo, a alma e respeitando o planeta”, afirma o empresário. Isso tudo é perceptível nas lojas da rede, que usa madeira de demolição nas suas instalações, não tem sacolas plásticas disponíveis e direciona investimentos para projetos com a terceira idade.

Outra ação que fez com que a VEG+ se destacasse foi a comercialização do melado de cana, fabricado pela empresa Monama Orgânicos, em parceria com a Bela Gil. Tito explica que o melado de cana é uma boa opção para substituição do açúcar, pois é um adoçante natural, nutritivo, não contém glúten e nem aditivos químicos. “Há também o leite vegetal da castanha. Ele é feito apenas com água e castanhas de caju cruas, sem conservante nenhum. Além de ficar delicioso na melhor combinação de café com leite, o produto também é ótimo pra preparar risotos, pastas, purês, sopas e molhos”, comenta Tito.

Além de alimentos, a VEG+ vende óleos orgânicos da BioEssência, indicados para  massagem, banho de imersão, compressas, inalações e escalda-pés. “Esses produtos ajudam na luta contra o estresse e são ótimos para as dores musculares, reumatismo, ansiedade e muitos outros aspectos”, comenta Tito. Ele acrescenta ainda que a marca oferece uma variedade ampla e um sortimento adequado a públicos específicos. Exemplo disso foi o recente lançamento de uma linha exclusiva de refeições 100% veganas. “Percebemos uma carência de informações, necessidade de novas alternativas alimentares e grande busca por itens do segmento vegano e vegetariano que são comercializados fora do país e que o cliente tem dificuldade de acesso. Por isso, resolvemos dar atenção a essa demanda”, completa.

O maior desafio vivido pela empresa, segundo observa Tito, é conscientizar as pessoas sobre o benefício de uma alimentação saudável. “Por isso, temos investido em nossos canais de comunicação (site, mídias sociais e assessoria de imprensa), e principalmente no atendimento aos clientes que buscam uma de nossas unidades”, conta. Para contribuir com essa evolução, Tito diz que as lojas da VEG+ têm equipes treinadas e orientadas a esclarecer as dúvidas dos clientes e nutricionistas, participando diariamente no atendimento das unidades para reforçar o conceito da importância de uma boa alimentação.

O diretor da VEG+ acredita que a tendência é que as pessoas melhorem cada vez mais a sua percepção sobre se alimentar bem. Ao analisar os números do mercado a nível mundial, de fato esse movimento está se tornando mais forte. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), em 2017 o mercado vegetariano faturou cerca de R$ 55 bilhões. E não é só no Brasil. No Reino Unido, de acordo com a Pesquisa Nacional de Alimentação e Nutrição, 1,2 milhão de ingleses adotam a dieta vegetariana ou vegana. Nos Estados Unidos, a estimativa da Vegetarian Resource Group é que cerca de 7,5 milhões de americanos adultos não comem carne. A pesquisa ainda aponta que 13% evitam comer carne em metade de suas refeições. A SVB, que certifica produtos veganos com um selo na embalagem, afirma que já há mais de 200 produtos cadastrados no Brasil e os pedidos para certificação continuam crescendo.

De olho nessas projeções, a VEG+ busca encerrar 2018 com 20 lojas em operação e mais seis pontos assinados, com previsão de abertura para julho de 2019. O investimento inicial para uma unidade de 40m2 gira em torno de R$ 220 mil. A expectativa de retorno é de 24 a 36 meses, e a margem de lucro é de 13%.

Raio X da franquia

Investimento: a partir de R$ 220 mil (loja de 40m2)

Taxa de franquia: R$ 40 mil

Faturamento médio: R$ 80 a 100 mil

Royalties: 4% sobre o faturamento bruto

Previsão de retorno de investimento: 24 a 36 meses

Margem média de lucro: 13%

 

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