Franquia oferece alta economia de água em estabelecimentos residenciais e comerciais

Economizar água, principalmente em países como o Brasil, onde a cultura da economia e valorização desses recursos ainda caminha a passos de tartaruga, é tarefa para poucos. Pesquisas já mostraram que 48% dos brasileiros não controlam o consumo de água. Além disso, no Brasil, 36,4% da água são desperdiçados e apenas 40,8% do esgoto são tratados, segundo o Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Ou seja, há muito o que se fazer ainda!

Mas a TRC Sustentável (Tecnologia em Redução de Custos) já vem contribuindo para que esse quadro mude. Esta, que é a primeira e única rede de franquias do mercado a oferecer serviços e soluções em economia de água para imóveis residenciais e comerciais, tem revelado grandes histórias de sucesso através do trabalho dos mais de 40 franqueados que a marca tem pelo país.

Em terras mineiras três franqueados conseguiram altos índices de economia de água em seus clientes, por meio do P.G.A., um Projeto de Gestão de Água totalmente legal e ecologicamente correto capaz de reduzir o consumo de água dos clientes em até 60%. O sistema desenvolvido pela marca (exclusivo dela) propõe quatro etapas: análise dos hábitos de consumo, verificação de vazamentos, instalação dos dispositivos e acompanhamento feito por um software que monitora os gastos diários do cliente. “Conseguimos resultados surpreendentes, principalmente de trabalhos desenvolvidos por franquias recém-inauguradas da rede”, revela Anderson Silva, diretor executivo da TRC.

 Primeiro passo na direção certa

No interior do Estado, em Juiz de Fora, os amigos de “época de escola” e sócios Gabriel Lobato Valladão e Rafael Carvalho de Gouvea – ambos hoje com 30 anos –  conduzem uma franquia da TRC há quatro meses. E conseguiram um resultado impressionante de economia de água logo no primeiro trabalho que assumiram.

A dupla se viu diante da primeira missão de encontrar soluções para uma residência onde se detectaram problemas de pressão no hidrômetro da casa e vazamentos em torneiras (banheiro, cozinha, área se serviço) e vasos sanitários. E o resultado? O valor da conta de água do imóvel foi de R$369,42 em outubro para R$71,60, em dezembro – 80 % de economia.

Segundo Gabriel, válvulas de controle de pressão foram instaladas no hidrômetro para controlar a alta pressão originária das ruas que acabava gerando vazamentos. “Já nas torneiras, as válvulas de controle de vazão foram fundamentais para evitar o desperdício, otimizando o consumo de água em cada uma delas”, explica.

Além disso, os vasos sanitários com caixas acopladas também indicavam alta vazão de água. Por isso, foram aplicadas técnicas de economia de água, que permitiram que os vasos gastassem menos água, sem perder a eficiência.

Há 240 Km dali, em Divinópolis, encontra-se a franquia TRC Sustentável de João Batista Martins de Rezende, 27 anos, e Bruno Assunção Neves, 29, que iniciou as operações em setembro do ano passado. “No início do mês de outubro, um cliente nos solicitou o serviço com uma conta de água chegando a R$869,03 naquela época”, conta Martins.

O estabelecimento em questão era composto por dois apartamentos residenciais, duas lojas e uma unidade industrial onde está instalada uma fábrica de roupas. “Identificamos que as unidades estavam consumindo um volume de água acima do ideal. E o desperdício de água se encontrava principalmente nas torneiras, que estavam com uma vazão acima do recomendável e nas válvulas de descarga, que não estavam ajustadas corretamente”, explica o franqueado.

Após a implantação do P.G.A, a história foi outra. Em novembro, a conta de água surpreendeu o cliente com o valor de R$407,24, e em dezembro chegou a R$300,44. Cliente feliz! Franqueados mais ainda! Foram 65% de economia como resultado.

Escassez de água além do estabelecimento

Já a história do trabalho dos franqueados/sócios José Walter Fagundes de Souza Filho, 31 anos, e Daniel Siran, 24 anos, revelou, na cidade de Montes Claros, um desafio que foi além dos problemas enfrentados pelo cliente, começando pelas condições físicas da região. “Vivemos em uma região com escassez de água potável e onde as secas castigam os produtores e moradores, com rodízio e desabastecimento em épocas de seca. Por isso, uma melhor gestão do consumo água aliada e a conscientização da população na preservação das nascentes e rios é primordial para que possamos trabalhar no problema”, revela Souza Filho.

E essa dedicação a conscientização começa no trabalho que a dupla vem promovendo há seis meses, desde que iniciaram as operações da unidade. Exemplo disso é a economia de mais de 48% que a franquia conseguiu aplicando o P.G.A em um bar da cidade, em setembro do ano passado, quando o cliente sofria com o desperdício de água. A conta de água do cliente foi de R$1025,05 (em outubro) para R$430,65 (em novembro).

“Foi aplicado o P.G.A completo. Atuamos com os redutores de vazão e estabilizadores de rede, além de técnicas de economia de água”, resume Souza Filho. Segundo o franqueado, os vazamentos aconteciam mais em pontos como torneiras de cozinha e de banheiro, assim como em mictórios e vasos sanitários. “Estamos também desenvolvendo projetos de reúso da água do ar condicionado, a ser implantado em breve neste, nos outros e nos muitos clientes que ainda pretendemos conquistar”, finaliza.

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