Franquias de alimentação mantém crescimento

O setor de alimentação, um dos mais expressivos e consolidados no franchising brasileiro, continua crescendo, mas em um ritmo menor. Em 2014, o segmento atingiu o faturamento de R$ 25,6 bilhões no mercado de franquias do Brasil, representando um crescimento de 6,8%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Segundo o balanço anual realizado pela entidade, o setor de franquias cresceu 7,7% em 2014, atingindo o faturamento de R$ 127,3 bilhões. Só no ramo de alimentação, o número de marcas no Brasil teve um aumento de 7,5% e em unidades de 8,4%. 

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Um exemplo é a Los Paleteros, marca que ganhou destaque no segmento de franchising após a explosão do mercado de paletas. A rede, que havia faturado R$ 6,3 milhões em 2013, conquistou um faturamento de R$ 70 milhões e vendeu cerca de 10 milhões de paletas em 2014. Para 2015, a marca irá dobrar de tamanho ao implantar 75 novas unidades. Além disso, a rede irá apostar em parcerias de co-branding que visam o lançamento de sabores diferenciados.

“O mercado de sorvetes cresceu 70% nos últimos cinco anos e há uma aposta de aumento de 24% nos próximos quatro anos. Hoje já contamos com uma aceitação de 95% dos nossos consumidores, o que reforça nossa expectativa em relação à expansão dos negócios”, explicam os sócios Gilberto Verona e Gean Chu, que estão à frente da marca.

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Uma nova marca que está apostando no segmento de alimentação também é a Let’s Eat, rede de hamburgueria e comida mexicana que já fatura aproximadamente R$ 700 mil reais por mês. A rede que começou sua expansão ano passado e possui atualmente cinco unidades no Estado de São Paulo, sendo uma própria (Campinas) e quatro franquias (Indaiatuba, Piracicaba, Itu e capital paulista), pretende crescer 80% em 2015, chegando a 20 lojas em todo o Brasil.

O franchising continua sendo uma ótima alternativa aos que desejam investir em um novo negócio. O segmento manteve um baixo índice de fechamento de negócios. De acordo com o levantamento feito pela ABF, a mortalidade de empresas no sistema de franquias foi de 3,7% em 2014. O índice de mortalidade dos negócios tradicionais é de 24,9% em dois anos, segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

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