Última edição Edição 236 Junho 2014 Ver mais

Franquias de pequenos negócios é opção de baixo investimento

Oito pequenas empresas das cidades de Uberlândia e Uberaba estão lançando suas próprias franquias, que […]

Por Carla Kempinski 09/07/2013 Crédito
Por Carla Kempinski 09/07/2013 Crédito

Oito pequenas empresas das cidades de Uberlândia e Uberaba estão lançando suas próprias franquias, que chegam a custar 20% a menos do que as de grandes empreendimentos. Apoiados pelo projeto Minas Franquia, do Sebrae em Minas Gerais, os empreendimentos serão apresentados aos investidores no dia 15 de julho, em Uberlândia.

As empresas franqueadoras são Perilli Ottica, Nagle, Top Música Escola de Música, Escola de Estética do Triângulo, Castro Naves, Estilo Ar, Amaretto Goumert e Geaap. Ao todo, 22 pequenos negócios se tornaram franquias no estado com a ajuda do projeto, 14 delas de Uberlândia e região. “O Triângulo Mineiro é uma região empreendedora, que está em plena expansão. Além disso, o segmento defranchising é um dos que mais cresce no Brasil”, conta a analista do Sebrae em Uberlândia, Luisa Vidigal.

O projeto Minas Franquia tem o objetivo de estruturar melhor o setor no estado, disseminar e ampliar o acesso às informações e dar suporte aos empreendedores que desejam expandir seus negócios pelo sistema de franchising. “Uma grande vantagem para quem quer adquirir uma franquia de uma pequena empresa é que o investimento, que é de 15% a 20% menor do que uma franquia de uma grande empresa”, explica Alessandra Simões, analista de Acesso a Mercados do Sebrae em Minas Gerais.

Em 2009, Cristiano Gomides largou o emprego em um restaurante para virar dono do seu próprio negócio. O empresário criou o Amaretto Goumert, um restaurante de massas, risotos e mexidos, em que o cliente monta seu prato e escolhe entre mais de 40 opções de ingredientes, a chamada cozinha ao vivo. Hoje, a Amaretto já possui duas lojas, uma no shopping e outra no bairro Fundinho.

Depois de obter bons resultados com o negócio, Cristiano procurou o Sebrae no estado para saber como expandir o seu negócio. Ele recebeu consultoria de um profissional contratado pela instituição para ajudar no processo de concessão de franquia.

A franquia da Amaretto custa em torno de R$ 300 mil a R$ 350 mil, dependendo da localização do negócio. O franqueado teria direito ao uso da marca, treinamento de pessoal e listagem de fornecedores. A previsão de retorno do investimento é de 24 a 36 meses. “A franquia é um segmento de mercado que permite boa rentabilidade, fácil treinamento, já que existe uma padronização do serviço e ainda não precisa de muitos funcionários”, explica Cristiano.

Negócio inovador

Já o engenheiro agrônomo Estevão Parreira resolveu investir em um setor diferenciado, o de prestação de serviços em agronomia de precisão e análises laboratoriais de solo, folhas e água. A empresa Gestão em Agronegócios e Agricultura (Geaap), criada em 2008, é especializada na agricultura de precisão, uma técnica de manejo que permite que os agricultores possam conhecer melhor a área de plantio, adubação correta do solo, aplicação de corretivos e insumos de forma adequada para cada tipo de terreno. 

A empresa possui um laboratório próprio, onde é feita a análise do solo e do tecido vegetal. Em 2012, foi criado um serviço de mapeamento aéreo, uma tecnologia para monitoramento de lavoras utilizando o Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), que oferece ao produtor informações em tempo real sobre a situação da área de plantio.

A empresa virou referência em Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Goiás. Agora, com o negócio bem estruturado, Estevão parte para uma nova etapa de expansão. “O franqueado será responsável pela comercialização dos serviços prestados pela empresa, fará a operacionalização, como por exemplo, a coleta de amostra de solo e enviará para que nosso laboratório faça as análises do solo”, conta.

O investimento para a aquisição da franquia é de R$ 280 mil. “É importante que os franqueados tenham experiência em agro business e tenham formação ou que sejam técnicos em Agronomia. Já temos alguns interessados em adquirir a franquia. Estudaremos caso a caso. Queremos crescer, mas com qualidade”, explica.

Serviço:
Lançamento de Franquias em Uberlândia
15 de julho, às 18h30
Auditório da Aciub – Av. Vasconcelos Costa, 1.500 – Martins
Uberlândia/MG
Informação e confirmação de presença: (34) 3239-1509 / 3237-2298

Informações Agência Sebrae

Autor

  • Carla Kempinski

Comentar

Os itens com asterisco (*) são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.