Franquias digitais despontam como oportunidade rentável

por Raquel Rezende (raquel@empreendedor.com.br)

O número de pessoas com acesso à in­ternet no Brasil ultrapassa os 100 milhões e a tendência é só aumentar, conforme dados divulgados pelo Ibope Media em 2013. Com o volume de pessoas conectadas, aumenta também a possibilidade de desenvolver ne­gócios, através da web. E as franquias digitais começam a despontar como uma oportuni­dade rentável. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem oito redes registradas na instituição que operam de forma on-line, totalizando 405 unidades franqueadas, operando nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Quase todas atuam no segmento de comunicação, informática e eletrônicos e uma das marcas oferece serviços de RH.

Os baixos custos para investir e a flexibilidade de horário que o modelo home-office permite integram os principais atrativos das franquias digitais. En­tretanto, é aconselhável saber que a simples presença na internet não garante a conquista de clientes. Para realmente efetuar vendas e gerar renda, é necessário disciplina e muito trabalho.

Na visão de Caio Sigaki e Fábio Duran, diretores do Elefante Verde – guia de empre­sas e lugares com descontos e opiniões – a principal desvantagem de uma franquia on-line é a armadilha do franqueado acreditar equivocadamente que por ser um modelo on-line não precisa se dedicar muito, como se o site no ar bastasse para ter uma operação lucrativa. Considerada a primeira empresa brasileira a investir neste modelo de negó­cio, o Elefante Verde foi criado como um portal de compras coletivas com atuação na cidade de Mogi das Cruzes (SP), no ano de 2011.

Os diretores da franquia contam que a ideia para criar o Elefante Verde começou na época do boom da compra coletiva, que foi possível notar o grande potencial do marke­ting digital. Após muita pesquisa, os sócios concluíram que micro, pequenos e médios empresários, em sua maioria, estão fora da internet ou estão presentes na web de forma ineficiente. Nesse contexto, eles buscaram criar uma ferramenta simples com diversos canais de publicidade digital para esse públi­co, nascendo, dessa forma, o guia colaborati­vo, com opiniões e descontos. Atualmente, o Elefante Verde possui mais de 30 franquias em todo País e prevê expansão para 300 uni­dades até 2016.

O modelo de negócio do Elefante Verde é baseado em conectar as pequenas e mé­dias empresas à internet e a novos clientes de maneira rápida e fácil, através de seu guia regional com descontos e opiniões. Por meio destas opiniões, geradas pelos usuários, o Elefante Verde ajuda o consumidor final a fazer as melhores escolhas em sua cidade. Além disso, cada franqueado tem um escri­tório na cidade de atuação, podendo prestar suporte aos seus parceiros. E estes também podem encontrar no Elefante Verde uma grande oportunidade para o seu negócio, pois têm a chance de obter destaque na pri­meira página do Google.

Mas para chegar nesse sistema, Caio Sigaki passou antes por uma experiência negativa como franqueado de uma rede de franquias tradicional. Depois disso, ele buscou criar um modelo de baixo custo fixo, baixo investimento e receita com fácil escalabilidade. Nesse contexto, Sigaki enfatiza que utilizar a internet para criar esse novo modelo acabou sendo natural uma vez que o ambiente digital proporciona essas três características.

Desafios iniciais

Com o modelo de negócio pronto, os diretores do Elefante Verde passaram um ano testando a plataforma na cidade de Mogi das Cruzes para, em seguida, franquear esse modelo. “Foi exatamente nessa fase que en­contramos a maior dificuldade, pois além de ser necessária a busca por investidores para estruturar a equipe para suportar uma rede de franquias, encontrar os primeiros franque­ados com perfil adequado que comprassem nossa ideia totalmente inovadora também foi bastante difícil”, revelam.

Apesar disso, Sigaki e Duran argumentam que a internet mudou a maneira de fazer negócios, aumentou a escala de receita e o alcance de mercado ao mesmo tempo em que ofereceu uma opor­tunidade de diminuição de custo. “Diante desse cenário, o franchising ainda está ab­sorvendo essa nova realidade para então concretizar um modelo maduro do que de fato é uma franquia on-line”, acreditam.

Si­gaki e Duran apontam ainda que um grande equívoco é afirmar que franquia on-line seria um sinônimo de uma empresa home based. “Franquia on-line significa que a plataforma do modelo de negócios é a internet, mas não significa que a franquia não tenha uma loja ou um escritório de apoio”, afirmam. A marca pretende expandir de forma sustentá­vel de modo que seja atingido o número de 100 unidades no fim do primeiro semestre de 2015. “Queremos melhorar ainda mais as ferramentas que disponibilizamos aos nos­sos clientes e usuários, incluindo aí o lança­mento de um aplicativo para smartphone”, planejam Sigaki e Duran.

Apostando no ramo de turismo, a fran­ quia Encontre sua Viagem começou em 2011, oferecendo um modelo de negócio home-office em que o franqueado divulga a sua franquia com o propósito de gerar ven­das de passagens nacionais e internacionais, hotéis, pacotes de viagens, locação de veí­culos, seguro viagem e cruzeiros. A franquia disponibiliza também formatos de negócio no modelo balcão, quiosque ou loja física. A franqueadora oferece o apoio necessário, disponibilizando ferramentas de marketing, treinamento, consultoria, e-mail, projeto vi­sual e intranet para facilitar a gestão do negó­cio.

A marca é considerada uma das franquias que mais cresce no Brasil e tem hoje cerca de 450 franqueados em todo o País. “Cria­mos um modelo de negócio extremamente simples em que o cliente consegue a melhor opção para viajar e o franqueado atinge alta lucratividade com baixo investimento. Para isso, basta que ele se esforce para oferecer exatamente o que o cliente procura”, explica Henrique Mol, idealizador da franquia.

Mol conta que a ideia para a franquia começou a surgir na época em que ele era gerente de uma empresa de tecnologia e, na função, preparava os serviços para as agên­cias de viagens pequenas e médias e percebia que essas empresas ficavam sem ação dentro do mercado, pois não tinham como compe­tir com as gigantes. “A partir disso, comecei a criar um modelo de franquia para o pequeno empreendedor desenvolver mais seu traba­lho no ramo de turismo”, afirma. Para dar mais credibilidade à marca, Mol foi buscar parcerias com grandes grupos do ramo de turismo e associou a rede ao grupo American Tour, com 10 anos de experiência no merca­do. Além disso, a empresa possui mais de 1 mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as compa­nhias aéreas do mundo.

Reconhecimento da marca

Apesar disso, ele relata que a maior di­ficuldade foi o processo de maturação da franquia, o reconhecimento da marca e o esforço para tornar o modelo de franquia sustentável. “O modelo de franquia foi tes­tado e conseguimos ter sucesso, assim as histórias de êxito foram repassadas a outros franqueados”, comenta Mol. Ele analisa que a vantagem da franquia on-line é, sem dú­vida, o baixo investimento e a flexibilidade 2014

de horários. “A internet possibilitou que um pequeno empreendedor com pouco capital possa atuar em um mercado maior”, destaca. A desvantagem desse modelo de negócio, na opinião de Mol, é a facilidade do franqueado ser indisciplinado. “É fundamental que tenha disciplina e dedicação ao negócio”, alerta. Mol planeja chegar ao final de 2014 com 1 mil franqueados, com 10% deles em pontos fixos.

O baixo investimento, a flexibilidade de horários e uma pesquisa intensa que com­provou a eficácia de funcionamento da fran­quia atraíram a empreendedora Lilian Ilacqua a investir na franquia Encontre sua Viagem há cerca de dois anos. Ela adquiriu a modalida­de home-office para atuar na cidade Monga­guá (SP). Durante esse período, Ilacqua ava­lia que a franquia trouxe a cada dia melhorias para atuação da marca no meio on-line.

A franqueada afirma que a rede tem uma equipe engajada no assunto que oferece um atendimento personalizado ao franqueado, oferecendo caminhos para fazer a divulga­ção. “O departamento de marketing é per­feito. Eles fazem todo o trabalho de criação de forma muito eficaz para divulgar a marca”, diz Ilacqua. Para ela, o treinamento oferecido pela franquia, através de um site voltado só para esse propósito, capacita os franqueados de forma profissional e oferece inúmeras fer­ramentas para possibilitar a venda. “Depois disso, o trabalho só vai depender do interes­se e responsabilidade de cada um”, enfatiza.

Segundo Ilacqua, quem quer manter um negócio em sua própria casa, como a fran­quia Encontre sua Viagem, terá as mesmas condições de vender que as grandes marcas têm. “É claro que o franqueador não vende para você, mas oferece ferramentas para fazer o trabalho bem feito”, opina. Para ela, um dos fatores que estimulam os clientes a comprar serviços de viagem pela internet é o prazer de dizer que descobriu uma melhor oferta na internet do que em uma loja física em um shopping. Porém, ela lembra que o modelo de negócio home-office não vende sozinho, é necessário falar que tem o negó­cio, se envolver pessoalmente, para cada vez mais se profissionalizar e aumentar a renda. “Por isso é preciso networking, envolvimen­to e seriedade. Se usar as ferramentas de for­ma adequada, com certeza terá sucesso. Esse é o clima da franquia”, finaliza.

Facebook
Twitter
LinkedIn