Franquias indispensáveis à população são opção em momentos de crise

Segundo pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising), entre os setores que mais cresceram no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado, estão o de saúde e beleza, que juntos aos de esporte e lazer, alcançaram faturamento 24% maior, saltando de R$ 9,311 bilhões para R$ 11,505 bilhões no período.

O segmento de ótica, por exemplo, que une saúde e acessórios, mesmo em época de recessão continua sendo promissor já que sempre será indispensável à população. Gustavo Freitas, diretor de expansão do Mercadão dos Óculos – que oferece modelos exclusivos com armação de design italiano, à preços acessíveis, explica que óculos de sol e grau fazem parte da vida de cada um, portanto são itens que não podem faltar e explica: “O fato de sermos indispensáveis aos nossos consumidores significa que temos que prezar cada vez mais pela qualidade de nossos produtos, serviços prestados e sermos referência no setor”.

Para diversificar a oferta e fidelizar ainda mais o consumidor, o Mercadão dos Óculos está sempre desenvolvendo novas famílias de produtos. Além dos modelos próprios, a rede atua também com multimarcas a preços menores que a concorrência. Nas lojas um óculos pode custar apenas R$ 19,90. Com preços bastante acessíveis, o consumidor não tem desculpa para não adquirir um óculos. “Estamos expandindo para que um número maior de pessoas tenha acesso às nossas soluções”, complementa Freitas.

Com ingresso no franchising em 2013, o Mercadão dos Óculos conta atualmente com 46 unidades e uma piloto em São José do Rio Preto (SP). A meta é chegar a 150 lojas no território nacional até o final de 2016. Claro que o fato de ser indispensável não significa garantia de sucesso, já que a imortalidade da franquia irá depender de uma série de outros fatores, como perfil do investidor, ponto comercial, gestão, finanças, entre outros.

Para se tornar um franqueado do Mercadão dos Óculos, é necessário realizar um investimento inicial a partir de R$ 90 mil. Através da franqueadora, o franqueado tem todo o suporte necessário para uma gestão rentável e de sucesso. Segundo Freitas, a lucratividade é excelente podendo chegar até 300% de lucro em um único produto.

Outro segmento que também apresentou crescimento foi o de alimentação, que de acordo com dados da ABF, expandiu sua receita em 12% no 1º semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado, saltando de R$ 11,417 bilhões para R$ 12,760 bilhões. O setor não enfrenta a sazonalidade por oferecer produtos indispensáveis para a população.

Em expansão, a Pão Express, padaria drive-thru, e a Brasileirinho Delivery, de comida típica brasileira, buscam franqueados em todo país. “Por oferecer produtos de primeira necessidade e indispensáveis para a população, o setor de alimentação quase não sente o impacto da crise, sendo uma ótima opção de investimento para quem deseja abrir o próprio negócio”, afirma Jhonathan Ferreira, um dos sócios da Pão Express e da Brasileirinho Delivery.

Criada em 2013, a rede de padarias Pão Express, que conta atualmente com sete unidades, pretende chegar a um faturamento de mais de R$ 1 milhão e um total de 50 franquias até o final do ano. Para isto, busca novos franqueados, especialmente em cidades com mais de 30 mil habitantes.

Além de oferecer produtos de uma padaria convencional, como pães, salgados, cafés, leite, frios e sucos, a rede conta com um grande diferencial: o sistema drive-thru que evita que o consumidor enfrente longas filas e dificuldades na hora de estacionar seu carro. O franqueado também não precisa se preocupar com a contratação de mão de obra, um dos grandes gargalos do setor, já que não há a necessidade de padeiros.

Outra rede de alimentação que também busca novos franqueados, é a Brasileirinho Delivery, que oferece comida típica brasileira, mas com um grande diferencial: servida em Box. A rede opera no sistema tradicional e delivery. Criada pelo mesmo fundador da Pão Express, a Brasileirinho Delivery conta com 80 franquias e espera atingir 100 até o final do ano. Também pretende chegar ao faturamento de R$ 11 milhões e 720 mil box vendidos.

A Brasileirinho oferece 21 opções de pratos diferentes, todos tradicionalmente brasileiros. O ticket médio cobrado por refeição é R$ 11,50, mas os valores vão de R$8,99 à R$14,99. “Levamos para o consumidor final um produto de qualidade a preço justo”, declara Jhonathan Ferreira.

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